Ciência-IUL    Autores    Teresa Paula Romão Amor Couto Cardoso    Projetos de Investigação
Projetos de Investigação
Costumer Journey Maps
n.a.
Informação do Projeto
2017-03-01
2017-07-31
Parceiros do Projeto
Journey Maps
N.A.
Informação do Projeto
2016-05-01
2016-07-31
Parceiros do Projeto
Rester en Ville
Propomos uma abordagem comparativa internacional para submeter-se à mesma inquirição os bairros afetados por mudanças, por hipótese, cujas causas são comparáveis ??(globalização, metropolização, transformação dos governos nacionais e locais), mas também as consequências em termos de efeitos sociais e mudança. As relações entre resiliência e resistência nesses quatro bairros urbanos da Europa Central serão estudadas com base nas práticas dos residentes e dos usuários, em que consideramos menos a lógica tradicional do "distrito trampolim" do que a existência de esferas da vida, pertences e usos que vão muito além do bairro, e podem ser descritos como "sócio-esferas", e ser entendidos através da noção de "cenas". A análise será baseada em entrevistas sobre o curso de vida de indivíduos e famílias que vivem no bairro no momento da pesquisa, e particularmente aqueles que lutam para se manter desenvolvendo estratégias residenciais (de acordo com a lógica família, amigos, profissionais), bem como aos indivíduos e famílias cuja presença no espaço público e seu apego ao território (manifestado pelas atividades e práticas de certos lugares) expressam e sustentam o desejo de terem um apelo gratuito. O objetivo de "ficar na cidade" é, portanto, a espinha dorsal do inquérito a 4 distritos centrais das principais cidades europeias: Paris, Bruxelas, Lisboa e Viena. Essas entrevistas, 240 em número (60 por zona), serão complementadas por observações baseadas no local, baseadas em sistema, na medida em que ofereçam capturas de resistência / resiliência. Os "sistemas de lugares" assim elaborados são combinados com "sistemas de ligação" que permitem descrever a hospitalidade da área de recepção, as suas comodidades e a possibilidade de algumas famílias pobres permanecerem no centro da cidade, apesar de, e talvez por causa da metropolização.
Informação do Projeto
2014-09-01
2015-05-31
Parceiros do Projeto
Estudo sobre os Impactos do Voluntariado da SCML
Os objetivos do projeto foram analisar: 1) o quadro regulatório do Voluntariado em SCML (suposições, princípios, objetivos e expectativas; 2) o grau de implementação dos princípios e objetivos subjacentes à implementação do Serviço Voluntário no SCML (pontos fortes e fracos, dificuldades e obstáculos, articulação com outros serviços internos, "boas práticas", fatores de inovação; 3.) os modelos organizacionais e processuais adotados (fatores de eficácia e eficiência, grau de satisfação; 4) os resultados e os impactos reais do Serviço Voluntário nas diferentes áreas de intervenção da SCML (resultados, graus de satisfação, confrontação com expectativas iniciais, 5) para produzir recomendações estratégicas. A metodologia foi baseada numa abordagem quantitativa, que possibilitará caracterizar motivações, níveis de satisfação, restrições, expectativas, percepção de resultados e impactos, etc., das diversas partes interessadas no âmbito do projeto (Beneficiários, Voluntários e Serviços do próprio SCML). Além disso, houve uma abordagem de natureza qualitativa, através da qual o conhecimento relativo a cada uma das dimensões da análise é explorado de forma abrangente. Neste caso, além do quadro dos Beneficiários, Voluntários e Serviços da SCML, uma fase também é proposta para coletar informações com as famílias dos beneficiários.
Informação do Projeto
2014-01-01
2014-01-01
Parceiros do Projeto
Freedom of Association and Collective Bargaining in Indonesia, Jordan and Malawi
No âmbito do projeto OIT-Sueco sobre liberdade de associação e negociação coletiva (GL0 / 09/60 / SID), para a Organização Internacional do Trabalho e sob a supervisão do Diretor Principal de Projetos, Pierre Guibentif, o DINÂMIA'CET-IUL realizará análises aprofundadas dos dados recolhidos durante as missões de diagnóstico para a Indonésia, a Jordânia e o Malawi (a serem fornecidos pela equipe do projeto), realizando as seguintes tarefas específicas: - Realizar uma análise descritiva dos aspectos qualitativos e quantitativos dados recolhidos no campo durante a missão de diagnóstico na Indonésia; - realizar uma análise descritiva dos dados qualitativos e quantitativos recolhidos no campo durante a missão de diagnóstico na Jordânia; - realizar uma análise descritiva dos dados qualitativos e quantitativos recolhidos no campo durante a missão de diagnóstico para o Malawi.
Informação do Projeto
2013-10-31
2014-01-31
Parceiros do Projeto
Qualitative study on coping strategies in the Crisis: How do Portugueses Citizens cope with economic shock?
N.A.
Informação do Projeto
2013-08-05
2013-11-01
Parceiros do Projeto
Qualitative study on coping strategies in the Crisis: How do Portuguese citizens cope with economic shock?
Este projeto teve como objetivo investigar detalhadamente as condições de vida dos indivíduos atingidos pela crise e entender com sua cooperação como eles lidaram com o choque económico que experimentaram ou ainda estão experimentando. Metodologia: O trabalho procurou: Identificar os estudos mais recentes em Portugal sobre este assunto; Uma breve caracterização do fenómeno do desemprego nos últimos 5 anos; Identificação dos entrevistados com base nos critérios fornecidos pelo Coordenador conforme estabelecido no quadro metodológico para as entrevistas; As realizações das 15 entrevistas presenciais para entender como as pessoas foram afetadas pela crise com as diretrizes fornecidas pelo Coordenador; Uma transcrição de palavras das entrevistas no idioma original e em inglês; Analise e sintetize os principais achados da entrevista elaborando um relatório.
Informação do Projeto
2013-01-01
2013-12-31
Parceiros do Projeto
ENRAIZ’ARTE
The Enraiz'art project aimed the creation of "roots" with the territory, with the culture of the community from the discovery of its history, of knowledge, of their rural material and immaterial heritage, with particular attention to the area of agriculture. It assumed that each subject/student learning through the characteristics of their community and their own personal traits, content and learning objectives. To achieve the aim, both of the partners studied the current situation of the historical heritage and entrepreneurship education of each region and try to identify innovative methods.
Informação do Projeto
2013-01-01
2015-12-31
Parceiros do Projeto
Avaliação/Monitorização do “Programa de Desenvolvimento Comunitário para a Mouraria”
Este projeto procurou recolher, analisar e fornecer um conjunto detalhado de informações sobre os projetos financiados pelo "Programa de Desenvolvimento Comunitário para a Mouraria", visando uma análise integrada do PDCM, sua implementação e funcionamento, bem como os objetivos alcançados nesta fase de trabalho: "a análise individual e comparativa deve se concentrar em cada projeto em relação à realização dos objetivos propostos e a contribuição de cada um deles para os resultados de cada e cada eixo em relação aos objetivos gerais do PDCM ".
Informação do Projeto
2012-11-30
2013-12-31
Parceiros do Projeto