Ciência-IUL    Autores    Tiago Mendes    Currículo
Resumo CV

Doutorando em Políticas Públicas (ISCTE-IUL), desenvolve investigação no âmbito das políticas públicas de cultura. Licenciado em Ciências da Cultura, na FLUL (2014). Mestre em Práticas Culturais para Municípios, na FCSH (2017), com a dissertação "Política Cultural de Cidade. Um estudo de caso: a cidade de Guimarães (1985-2015)". Foi consultor científico da Imprensa Nacional-Casa da Moeda (2017-2019), integrado na equipa de investigação do projecto "250 Anos da Imprensa Nacional". Faz parte da equipa da Comunidade Cultura e Arte. Colaborador externo do IPPS-ISCTE (Instituto para as Políticas Públicas e Sociais) no âmbito de alguns projetos.

Distinguido com a Bolsa Interna do 3º Ciclo do Doutoramento em Políticas Públicas (2020/2021), atribuída pela ESPP/ISCTE-IUL.

A presente investigação no âmbito do doutoramento foca-se na relação entre a tutela central da Cultura e as organizações culturais sob a sua dependência, procurando detectar tensões institucionais entre as partes e relacionando-as analiticamente com o grau de autonomia das organizações e os modelos administrativos que impactam a sua governança no sector público da cultura.

Qualificações Académicas
Universidade/Instituição Tipo Curso Período
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa
Portugal - Lisboa
Doutoramento Políticas Públicas 2020 - 2024
Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciencias Sociais e Humanas
Portugal - Lisboa
Mestrado Práticas Culturais para Municípios 2014 - 2017
Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras
Portugal - Lisboa
Licenciatura Ciências da Cultura 2011 - 2014
Áreas de Investigação
Políticas públicas de cultura
Organizações culturais
Autonomia organizacional
Governança