Artigo em revista científica
Competências digitais do gestor escolar: Uma discussão acerca da relevância, práticas e desafios
Soraia Carolino (Carolino, S. G.); Luís Capucha (Capucha, L. M.); Francisco Herbert Lima Vasconcelos (Vasconcelos, F. H. L.); Claudemir Cosme da Silva (Silva, C. C. da.);
Título Revista
Revista EduSer
Ano (publicação definitiva)
2024
Língua
Português
País
Portugal
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(Espanhol/Castelhano) Competencias digitales del gestor escolar: Una discusión sobre relevancia, prácticas y desafíos

(Inglês) Digital skills of the school manager: A discussion about relevance, practices, and challenges

Abstract/Resumo
Os novos modelos educacionais exigem profissionais que interajam com a tecnologia digital, não apenas com familiaridade, mas com capacidade de aplicação estratégica e proativa destes recursos. A realidade exige uma redefinição constante de práticas educativas e as competências digitais do Gestor Escolar emergem como fundamentais para a inovação, fomento e eficiência das ações educativas. O objetivo do presente estudo é investigar as definições, contextos profissionais e perspectivas da relação do Gestor Escolar com a tecnologia digital. Partimos da seguinte pergunta: de que forma é que as práticas profissionais dos Gestores Escolares, e os desafios que enfrentam, refletem a necessidade de desenvolvimento das competências digitais? O estudo justifica-se por avançar com a discussão sobre as necessidades profissionais específicas e prática dos Gestores Escolares. Para tal, realizou-se uma revisão sistemática da literatura conduzida pelas etapas de planeamento, condução e descrição do estudo. Foram utilizadas bases de dados, nacionais e internacionais, Scopes, B-on e Repositório Capes para a busca de estudos correlatos ao tema. Em suma, todos os estudos analisados ratificaram a necessidade e relevância das Competências Digitais do Gestor Escolar na atual conjuntura educacional, no entanto, uma lacuna conceitual significativa é identificada, pois os textos não uma vez que os textos não detalham quais ações específicas compõem esse conjunto de competências. Adicionalmente, o estudo identificou necessidades e desafios particulares relacionados à aquisição e aplicação destas competências, como a falta de modelos pedagógicos nacionais fundamentados em práticas digitais. Foi apontada ainda a carência de políticas públicas de investimento em estrutura e formação para uma gestão escolar inovadora e alinhada com as demandas contemporâneas.
Agradecimentos/Acknowledgements
Ao Instituto Universitário de Lisboa – ISCTE À Prefeitura Municipal de Fortaleza - PMF
Palavras-chave
Educação,Competências digitais,Gestor escolar
  • Ciências da Educação - Ciências Sociais
  • Ciências Políticas - Ciências Sociais

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.