Artigo em revista científica Q4
A estatística da população na América Portuguesa, 1750-1820
Paulo Teodoro de Matos (Matos, P. T. de); Paulo Patrício Silveira e Sousa (Sousa, P. S.);
Título Revista
Memorias
Ano (publicação definitiva)
2015
Língua
Português
País
Colômbia
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

N.º de citações: 6

(Última verificação: 2024-03-12 11:33)

Ver o registo na Scopus


: 18.2
Google Scholar

N.º de citações: 19

(Última verificação: 2024-03-17 08:41)

Ver o registo no Google Scholar

Títulos Alternativos

(Espanhol/Castelhano) La estadística de la poblacíon en la America Portuguesa, 1750-1820

(Inglês) Population statistics in the Portuguese America, 1750-1820

Abstract/Resumo
Desde a década de 1720 que a administração ultramarina portuguesa produziu ordens régias com vista a recolher e organizar informações padronizadas sobre a população do império. Estes processos ganharam uma dimensão particular no Brasil, durante a segunda metade do século XVIII, mas foram transversais a quase todos os territórios (em África, no Índico e no Oriente), dando origem a um extenso corpus documental constituído por várias centenas de mapas estatísticos. Inspirando-se nos princípios da aritmética política e do fisiocratismo as elites políticas portuguesas entenderam a população como um recurso de Estado que se deveria calcular, regular e canalizar segundo as conveniências da Coroa. Este artigo pretende descrever os modelos de ordens e de mapas estatísticos, bem como a sua evolução. Na linha de autores pioneiros como Dauril Alden e Maria Luiza Marcílio defenderemos o seu enorme potencial no cálculo de estimativas demográficas para o período colonial.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Imperio português,Brasil,Demografia,Estadística,Antíguo régimen,Burocracia/Portuguese empire,Demography,Statistics,Early modern period,Bureaucracy
  • História e Arqueologia - Humanidades

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.