Relatório
Relatório Anual do Projeto NoWall - 2019
Luís Nuno Rodrigues (Rodrigues, L. N.); Tânia Santos (Santos, T.);
Ano (publicação definitiva)
2019
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
--
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Abstract/Resumo
As narrativas tradicionais da Guerra Civil colocam os Estados Unidos e a União Soviética no centro da ação e posicionam a Europa como um ator passivo naquele processo. Este projeto enfatiza o papel dos atores europeus nos últimos anos da Guerra Fria e nos desenvolvimentos que culminaram na queda do Muro de Berlim. Nesse sentido, mapeia a origem do papel dos europeus a partir da conferência de Helsínquia em 1975 até à queda do Muro em 1989 e enfatiza o papel dos atores europeus como a CEE, lideranças políticas, ONGs, grupos de jovens e estudantes ativistas na promoção de contactos políticos, trocas culturais e na disseminação de valores como a liberdade, democracia, direitos humanos entre os dois lados do Muro de Berlim. Pretende-se celebrar e disseminar a história comum da Europa Ocidental e Oriental junto das gerações mais novas através de um conjunto de atividades que serão promovidas nos países parceiros. Entre estas atividades, a maioria são de educação não formal para jovens, mas o projeto inclui também uma conferência académica para estudantes universitários e uma exposição aberta ao público. Estas atividades abertas a cidadãos de vários grupos serão implementadas através da colaboração entre um conjunto de organizações de vários países. As entidades envolvidas representam tipos distintos: universidades, ONGs, fundações privadas. Os principais resultados do projeto serão a promoção de uma melhor compreensão da história Europeia e da sua diversidade, um conhecimento mais aprofundado dos valores europeus e ao mesmo tempo, a promoção da participação democrática dos jovens cidadãos promovendo junto das gerações mais novas, a ideia de que tal como no passado, a construção do futuro depende em grande medida da sua participação e ativismo, através das estruturas institucionais europeias e/ou através de uma cidadania responsável e informada.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Tipo de Relatório
Relatório anual de projecto internacional
Palavras-chave
Cold War,Berlin Wall,European actorness
  • Ciências Políticas - Ciências Sociais
  • História e Arqueologia - Humanidades
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
609439 – CITIZ – 1 – 2019 – PT – CITIZ - REMEM Comissão Europeia Programa Europa para os Cidadãos – Eixo 1 Memória Europeia

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.