Publicação em atas de evento científico
Um olhar sociológico sobre a praxe académica
José Pedro Silva (Silva, José Pedro); João Mineiro (Mineiro, João.); Elísio Estanque (Estanque, Elísio); João Sebastião (Sebastião, João); João Miguel Teixeira Lopes (Lopes, João Teixeira);
Atas do X Congresso Português de Sociologia
Ano (publicação definitiva)
2018
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
--
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-04-13 23:08)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
A praxe académica é um fenómeno social complexo e multidimensional, com raízes históricas antigas, mas permanentemente reinventado. Dele fazem parte um conjunto de práticas ritualizadas através das quais, anualmente, vários estudantes do ensino superior recebem a maior parte dos novos alunos das suas instituições ou cursos. Ainda que apresentem traços que lhes conferem unidade, permitindo a identificação de um conjunto de características nucleares da praxe, essas práticas são heterogéneas e apresentam variações nos diversos contextos em que ocorrem. Enquanto alguns rituais de praxe enfatizam o poder dos estudantes mais antigos e a submissão e disciplinarização dos recém-chegados, outros apresentam uma importante componente festiva e hedonista. Partindo da ideia de que os rituais, quando consequentes, contribuem para a construção da realidade social, esta comunicação analisará os efeitos duráveis que a praxe, através da sua dupla face acima referida, produz no universo estudantil.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Ensino superior,estudantes,praxe académica,ritual

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.