Artigo em revista científica
Práticas pedagógicas e aprendizagem científica: Um estudo sociológico
Ana Maria Moriais (Moriais, A. M.); Isabel Pestana Neves (Neves, I. P.); Helena Antunes (Antunes, H.); Fernanda Fontinhas (Fontinhas, F.); Ana Medeiros (Medeiros, A.); Dulce Peneda (Peneda, D.); Elizabeth Reis (Reis, E.); et al.
Título Revista
Revista de Educação
Ano (publicação definitiva)
1996
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 19

(Última verificação: 2024-11-17 07:31)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
O estudo faz parte de um projeto de investigação-açcão que tem como objetivo principal a procura de práticas pedagógicas mais favoráveis à aprendizagem de todos os alunos, particularmente dos alunos socialmente mais desfavorecidos. Realizado no âmbito do projecto ESSA, o estudo dá continuidade a outro trabalho (Morais et al. 1993) em que se analisou o efeito de três práticas pedagógicas sociologicamente distintas no aproveitamento em ciências de alunos pertencentes a diferentes grupos sociais (classe social, etnia, género). No presente estudo foram implementadas duas novas práticas pedagógicas cuja concepção se baseou nos resultados sugeridos pela investigação anterior. Teoricamente, a investigação usa como principal estrutura conceptual de análise o modelo do discurso pedagógico de Bernstein (1977, 1990). Os resultados do estudo sugerem que práticas pedagógicas sociologicamente distintas influenciam de modo diferente o aproveitamento em ciências, dependendo do grupo social dos alunos e das competências desenvolvidas. Sugerem ainda que determinadas características da prática pedagógica se revelam, relativamente a outras, mais favoráveis ao desenvolvimento científico e socio-afectivo dos alunos. O estudo salienta a importância de se proceder a uma caracterização sociológica das práticas pedagógicas e a importância do contexto social da sala de aula na alteração do padrão de aproveitamento diferencial dos alunos.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.