A escolarização das crianças chinesas em Portugal
A escolarização das crianças chinesas em Portugal
Descrição

A pesquisa pretende analisar o processo de escolarização das crianças chinesas que frequentam escolas básicas do nosso país, nomeadamente, o seu desempenho escolar, comparando-o com o de outros grupos: os alunos autóctones e os alunos com outras origens imigrantes. Tendo por base dados oficiais do Ministério da Educação, comparam-se os resultados obtidos nas provas nacionais estandardizadas por estes grupos de alunos, tendo em conta o perfil social e académico dos mesmos.

Para além das diferenças de género, serão tidas em conta as diferenças relativas à naturalidade dos progenitores, o nível de escolaridade atingido por estes e, ainda, a naturalidade e nacionalidade dos alunos chineses. 

Os resultados serão discutidos à luz dos mais recentes resultados de pesquisa sobre o desempenho escolar de descendentes de populações de origem chinesa, levados a efeito em diferentes países de diferentes continentes.

Parceiros Internos
Centro de Investigação Grupo de Investigação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
CIES-IUL Desigualdades, Migrações e Territórios Líder 2019-02-01 2019-12-31
Parceiros Externos

Não foram encontrados registos.

Equipa de Projeto
Nome Afiliação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
Helena Carvalho CIES-IUL [Sociedade do Conhecimento, Competências e Comunicação] Investigadora 2019-02-01 2019-12-31
Sofia Gaspar CIES-IUL [Desigualdades, Migrações e Territórios] Investigadora 2019-02-01 2019-12-31
Teresa Seabra CIES-IUL [Sociedade do Conhecimento, Competências e Comunicação] Coordenadora Global 2019-02-01 2019-12-31
Financiamentos do Projeto

Não foram encontrados registos.

Outputs (Publicações)

Não foram encontrados registos.

Outputs (Outros)

Não foram encontrados registos.

Ficheiros do projeto

Não foram encontrados registos.

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos projetos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados para este projeto. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.

A escolarização das crianças chinesas em Portugal
2019-02-01
2019-12-31