1. O objetivo geral deste projeto é o de desenvolver novas competências, produtos de formação e metodologias que permitam aos profissionais da área social e outros profissionais, inovar e adotar intervenções mais eficazes no trabalho com famílias em situações de complexas e múltiplas dificuldades. Este projeto vai encontro dos objetivos da política de Educação da União Europeia; o Comunicado de Bruges sobre a cooperação europeia reforçada em matéria de EFP para 2011-20 identificou a necessidade de "Criatividade e Inovação em matéria de EFP, bem como a utilização de métodos de aprendizagem inovadores" apelando às parcerias multidisciplinares para promover "novos desenvolvimentos e necessidades de competências e desenvolver a excelência profissional e inovação ".
A necessidade e justificação para o presente projeto foi inicialmente identificado através do trabalho de um vasto estudo de investigação realizado pelo Município de Linkoping - Research & Development e o Centro de Atendimento e Serviço Social na Suécia, em colaboração com a Universidade de Trondheim centrando-se em mais de 900 famílias vulneráveis utilizando serviços de assistência à criança, em ambos os países.
2.O estudo constatou que, apesar de um investimento considerável de recursos, verificou-se relativamente pouca mudança na situação dessas famílias ao longo do tempo. Profissionais de uma ampla gama de serviços (por exemplo, serviço social / bem-estar infantil, saúde mental, segurança social, educação, etc.), muitas vezes interviram simultaneamente resolvendo os problemas individuais através de sua diferente especialidade, mas registou-se necessidade de uma abordagem mais holística, capaz de priorizar questões e efetuando mudanças reais, quer na estrutura familiar quer no serviço . As próprias famílias muitas vezes sentiam-se impotentes ( disempowered) e sem terem sido consultadas efetivamente sobre as suas dificuldades ou como eles próprios pensavam que deviam ser abordadas os assuntos problema. A questão-chave identificada pela pesquisa foi a falta de capacidade de inovação a nível da prática (conseguir ver “fora da caixa”), a qual permite aos profissionais preocupados em saberem lidar com os complexos desafios colocados pelas famílias mais vulneráveis. Essas competências incluem a capacidade de negociar, interpretar os problemas, organização e plano de mudança , trabalhar em ambientes de equipas multidisciplinares, saber usar resultados da(s) investigação(ões) e refletir sobre a prática através de uma abordagem geral flexível e adaptável. A Universidade de Ljubljana- Eslovénia trabalhou de perto com o NTNU, Trondheim num grande projeto de investigação o qual chegou a conclusões similares.
A pesquisa e a experiência dos parceiros portugueses e italianos neste projeto identificaram lacunas similares nessas competências , num contexto de níveis baixos de investimento e um declínio nas estruturas tradicionais de suporte .
3.Com base nesta pesquisa e experiência o projeto irá estabelecer a criação de parcerias operacionais / fóruns com as partes interessadas ( stakeholders) em cada país parceiro, sendo constituído por investigadores , profissionais da área da Educação (educators) profissionais da área Social. A conceção do projeto é interativa e pretende ligar as famílias com estes grupos de stakeholders. Os objectivos do projetos são ; (i) Explorar ainda mais a experiência já existente dos parceiros, e na UE, para "mapear" as competências profissionais comuns necessárias aos assistentes sociais e outros profissionais no que respeita à inovação no trabalho com famílias vulneráveis e desenvolver um quadro de competências; (ii) desenvolver um modelo de aprendizagem - "conhecimento triangular"- , que irá usar a aprendizagem “abductiva” de modo a reforçar os laços entre investigadores, educadores / formadores, assistentes sociais e todos os profissionais afins que trabalham com famílias vulneráveis; (iii) desenvolver um programa de desenvolvimento de competências de inovação transferível juntamente com um 'kit de ferramentas' com suporte a materiais de aprendizagem e quadros de avaliação analítica, (iv) Os produtos serão testados através de um programa piloto envolvendo profissionais de cada país parceiro e cada um irá trabalhar com um pequeno número de famílias durante o curso do programa; (v) Revisão e validação dos resultados pilotos, incluindo o impacto sobre o trabalho com as famílias de modo a poder melhorar / alterar os produtos, vi) Produção de Relatório de inovação do projeto e organização de eventos e ações de disseminação - nacional e transnacional, e mainstreaming com as universidades, centros de estudo e investigação, incluindo a utilização de ECVET/ECTS.
4.Prevê-se o impacto no apoio ao desenvolvimento e na melhoria de novas práticas, nomeadamente através da utilização de competências relacionadas com a inovação no trabalho com famílias vulneráveis, respondendo aos problemas dificuldades e desvantagens enfrentadas por este tipo de famílias, promovendo a sua inclusão social. As lacunas de competências comuns identificadas nos países parceiros reforça a necessidade de uma dimensão europeia.
Centro de Investigação | Grupo de Investigação | Papel no Projeto | Data de Início | Data de Fim |
---|---|---|---|---|
CIES-Iscte | -- | Parceiro | 2018-07-25 | 2018-07-25 |
Instituição | País | Papel no Projeto | Data de Início | Data de Fim |
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Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) | Portugal | Parceiro | 2018-07-25 | 2018-07-25 |
Comune di Cervia (MOC) | Itália | Parceiro | 2018-07-25 | 2018-07-25 |
Linkoping Universidade (LiU) | Suécia | Parceiro | 2018-07-25 | 2018-07-25 |
Universidade de Trondheim (NTNU) | Noruega | Líder | 2018-07-25 | 2018-07-25 |
Nome | Afiliação | Papel no Projeto | Data de Início | Data de Fim |
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Jorge Manuel Leitão Ferreira | Professor Associado (com Agregação) (DCPPP); Investigador Integrado (CIES-Iscte); | Coordenador Local | 2018-07-25 | 2018-07-25 |
Maria João Pena | Professora Auxiliar (DCPPP); Investigadora Integrada (CIES-Iscte); | Investigadora | 2018-07-25 | 2018-07-25 |
Não foram encontrados registos.
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Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos projetos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados para este projeto. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.