Alexandra Saraiva - Projeto Individual Estímulo ao Emprego Científico
Aprendendo com o passado: a importância da antiga produção habitacional participativa para os próximos anos
Descrição

A arquitetura social participativa tornou-se parte integrante da disciplina a partir do final dos anos 1950. Vários arquitetos e teóricos (Giancarlo de Carlo, Colin Ward, J.F.C. Turner, mais tarde N.J. Habraken) experimentaram diferentes tipos de relacionamento cliente-arquiteto e teorizaram uma compreensão diferente da própria arquitetura, com maior ênfase no processo do que apenas nos resultados - e foco na 'habitação como um verbo', que Turner introduziu retrospetivamente em 1972. Em resposta às grandes manifestações públicas na sequência da 'Revolução dos Cravos' portuguesa de 25 de Abril de 1974, foi criado o Serviço Ambulatório de Apoio Local (SAAL) pelo Ministério da Habitação, Ação Social e Ambiente. Com o objetivo de responder à necessidade urgente de novas habitações para as comunidades desfavorecidas no Portugal urbano, o Serviço foi modelado em torno de uma equipa de especialistas, conhecida como Brigadas. Eles deveriam apoiar os comitês de moradores, facilitando projetos habitacionais que fossem concebidos com as comunidades locais, em vez de serem impostos de cima. O programa envolveu 170 projetos em todo o país, envolvendo na sua maioria arquitetos da 4ª geração de arquitetos modernos portugueses (4-GPMA). Através de uma abordagem histórica, social e cultural, o objetivo desta investigação é analisar e ilustrar a evolução da arquitetura participativa em Portugal e a sua relação com o pensamento crítico e as práticas internacionais. Abordar a questão do que podemos aprender com esta experiência criativa e socialmente engajada face à dramática crise habitacional que Portugal enfrenta atualmente. Esta pesquisa traça o surgimento da arquitetura social participativa em Portugal, focando especialmente no trabalho da 4ª geração de arquitetos modernos portugueses (4GPMA) em relação à questão da habitação em Portugal pós-1974. É este o contexto que esta investigação pretende explorar, centrando-se particularmente como estudo de caso na obra de RHF, arquiteto que tem sido o meu foco de investigação desde o doutoramento (2011). Para dar resposta à Agenda Portuguesa de Investigação e Inovação até 2030, que se centra na importância da obra dos arquitetos portugueses em Portugal e no mundo, é fundamental conhecer em profundidade a forma como estes arquitetos realizam os seus projetos de produção social. Com base na sua experiência, encontram pontos de contacto para uma intervenção bem-sucedida em Portugal, onde ainda hoje o problema da habitação continua a pressionar na agenda nacional e internacional. Com esse conhecimento, podemos “fortalecer os esforços para proteger e salvaguardar o patrimônio cultural e natural do mundo” (Agenda UN2030)."

Parceiros Internos
Centro de Investigação Grupo de Investigação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
DINAMIA'CET-Iscte Cidades e Territórios Parceiro 2022-04-01 2028-03-31
Parceiros Externos

Não foram encontrados registos.

Equipa de Projeto
Nome Afiliação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
Alexandra Saraiva Investigadora Integrada (DINAMIA'CET-Iscte); Coordenadora Global 2022-04-01 2028-03-31
Financiamentos do Projeto
Código/Referência DOI do Financiamento Tipo de Financiamento Programa de Financiamento Valor Financiado (Global) Valor Financiado (Local) Data de Início Data de Fim
10.54499/2021.02417.CEECIND/CP1694/CT0013 10.54499/2021.02417.CEECIND/CP1694/CT0013 Contrato Fundação para a Ciência e a Tecnologia - CEEC - Portugal 0 0 2022-04-01 2028-03-31
Outputs (Publicações)
Ano Tipo de publicação Referência Completa
2023 Publicação em atas de evento científico Saraiva, A., Almeida, P. B. & Marat-Mendes, T. (2023). Projeto social participativo: Possíveis ensinamentos do SAAL. In Allegri, A., Anastasia, C., and Bento, P. (Ed.), XV SIIU Seminário Internacional de Investigação em Urbanismo: Livro de resumos. (pp. 27-28). Lisboa: Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa; Academia de Escolas de Arquitetura e Urbanismo da Língua Portuguesa.
2023 Publicação em atas de evento científico Saraiva, A., d'Almeida, P. B. & Marat-Mendes, T. (2023). Equipamentos sociais e recreativos nos projetos SAAL. In Marat-Mendes, T. (Ed.), 11ª Conferência Internacional da Rede Lusófona de Morfologia Urbana (PNUM 2023). Morfologia Urbana: Planeamento, Recuperação e Resiliência. Atas de Resumos. (pp. 426-428). Sintra: DINÂMIA’CET.
2022 Artigo em revista científica Saraiva, A. (2022). Raúl Hestnes Ferreira, the time span of an architectural archive. Boletim do Arquivo da Universidade de Coimbra. 35 (2), 115-126
2022 Publicação em atas de evento científico Saraiva, A. (2022). The UNOR 40 plan (1971-1972) by Hestnes Ferreira: As a more structured expansion proposal for a planning unit in Lisbon. In Milheiro, A. V., and Fernandes, A. S. (Ed.), Colonial and Postcolonial Landscapes: Architecture, Cities, Infrastructures - I International Congress: Proceedings. (pp. 138-148). Lisboa: ISCTE-IUL.
2022 Comunicação em evento científico Saraiva, A. (2022). Bairro Fonsecas e Calçada a experiência urbana de Raúl Hestnes Ferreira. OPERAÇÕES SAAL EM LISBOA.
2022 Comunicação em evento científico Saraiva, A. (2022). Bairro Fonsecas e Calçada a experiência urbana de Raúl Hestnes Ferreira. OPERAÇÕES SAAL EM LISBOA.
Dados de Investigação Relacionados

Não foram encontrados registos.

Referências nos Media Relacionadas

Não foram encontrados registos.

Outputs (Outros)

Não foram encontrados registos.

Ficheiros do projeto

Não foram encontrados registos.

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos projetos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados para este projeto. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.

Aprendendo com o passado: a importância da antiga produção habitacional participativa para os próximos anos
2022-04-01
2028-03-31