Concepção e Implementação do Laboratório de Competências Transversais na Universidade Amílcar Cabral a partir do caso Iscte
Concepção e Implementação do Laboratório de Competências Transversais na Universidade Amílcar Cabral a partir do caso Iscte
Descrição

Enquadrando-se num plano mais abrangente, com a duração total prevista de três anos, este projeto foca-se na conceção e desenho de implementação do programa de competências transversais, através da criação do Laboratório de Competências Transversais da Universidade Amílcar Cabral (UAC), e da respetiva oferta formativa, em parceria e com o suporte da estrutura estabelecida no Iscte.

A execução terá início em janeiro de 2023 com uma equipa composta por elementos de ambas as universidades e com a coordenação de Rosário Mauritti e Sónia Pintassilgo (do CIES-Iscte) e de Raúl Mendes Fernandes (da Universidade Amílcar Cabral).

O ponto de partida para a proposta na vertente do ensino, dirigida à parceria com a UAC, é a experiência acumulada, nos últimos anos, de receção e acolhimento de estudantes de países de língua oficial portuguesa, na oferta formativa do Iscte, nos três ciclos de ensino (licenciatura, mestrado e doutoramento), nomeadamente, de estudantes guineenses.

O Laboratório de Competências Transversais tem, ainda, assumido um papel fundamental, nos últimos anos, de atendimento e acolhimento inicial dos estudantes recém-inscritos e chegados ao Iscte, do seu encaminhamento para diferentes serviços, de identificação de necessidades, de ajustamento individual da oferta formativa transversal a dirigir a cada um. A oferta formativa, no que diz respeito às competências transversais, tem por objetivo dotar os estudantes de um conjunto de competências básicas que os capacitem para um maior e melhor aproveitamento da oferta formativa prevista no plano de estudos de cada estudante. Assim, as competências transversais são oferecidas, de forma abrangente, aos estudantes de todos os cursos e ciclos de estudos, estando previstas em todos os cursos de 1º ciclo, mas podendo ser oferecidas e frequentadas, para além das previstas no plano de estudos, de acordo com as necessidades de cada estudante.

Considerando a orientação universal das universidades para a articulação entre o ensino e a investigação (num modelo de ‘research university’), assim como a importância da extensão universitária na lógica da abertura da academia ao exterior, prevê-se o início do diálogo para o estabelecimento de parcerias entre a UAC e o Iscte na componente da investigação. Prevê-se, ainda, o estabelecimento de contactos e diálogo com centros de investigação exteriores à universidade, mas com o quais se possa partilhar atividade de investigação e formação em diferentes formatos (cursos presenciais/online, cursos breves/cursos de média duração, atividades de investigação/atividades de formação).

Parceiros Internos
Centro de Investigação Grupo de Investigação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
CIES-Iscte -- Entidade Executora 2023-01-01 2023-12-31
Parceiros Externos
Instituição País Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
Universidade Amílcar Cabral (UAC) Guiné Parceiro 2023-01-01 2023-12-31
Equipa de Projeto
Nome Afiliação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
Rosário Mauritti Professora Associada (DS); Investigadora Integrada (CIES-Iscte); Investigadora 2023-01-01 2023-12-31
Sónia Pintassilgo Professora Auxiliar (DMPS); Investigadora Integrada (CIES-Iscte); Investigadora 2023-01-01 2023-12-31
Financiamentos do Projeto
Código/Referência Tipo de Financiamento Entidade Financiadora Programa de Financiamento País Valor Financiado (Global) Valor Financiado (Local) Data de Início Data de Fim
PO III.5.1.02 Contrato Instituto Camões Fundo Pequenos Projetos Portugal 4579,49 4579,49 2023-01-01 2023-12-31
Outputs (Publicações)

Não foram encontrados registos.

Dados de Investigação Relacionados

Não foram encontrados registos.

Referências nos Media Relacionadas

Não foram encontrados registos.

Outputs (Outros)

Não foram encontrados registos.

Ficheiros do projeto

Não foram encontrados registos.

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos projetos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados para este projeto. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.

Concepção e Implementação do Laboratório de Competências Transversais na Universidade Amílcar Cabral a partir do caso Iscte
2023-01-01
2023-12-31