SUS/BLIGHT
Fortalecendo a Sustentabilidade Urbana em Portugal: Estratégias de Intervenção e Medidas Proativas de Combate ao Blight Urbano
Descrição

As estratégias de intervenção e de combate ao blight seguem, geralmente, três etapas: (1) identificação de propriedades afetadas; (2) caracterização dos efeitos causados nas comunidades em que estão situadas; e (3) avaliação dos custos e dos benefícios das estratégias de remediação, visando fortalecer a sustentabilidade urbana. Dado que os membros da equipa já desenvolveram trabalhos anteriores no âmbito da primeira etapa (e.g., Ferreira et al. (2018)), o presente projeto focar-se-á nas duas últimas etapas, propondo processos de apoio à tomada de decisão e medidas proactivas que permitam identificar e analisar as causas e as consequências do blight urbano, assim como antecipar os efeitos das estratégias de intervenção implementadas ou a implementar. Acreditamos que este projeto oferecerá orientações úteis sobre a questão da deterioração imobiliária urbana no território nacional, podendo ajudar as partes interessadas na formulação de medidas concretas que permitam lidar com o fenómeno do blight urbano.

Desafio

Blight urbano” é o termo usado para identificar propriedades imobiliárias abandonadas ou mal conservadas, muitas vezes acompanhadas por lixo acumulado ou dumping, terrenos baldios, becos sombrios, graffiti e janelas quebradas. As ocorrências de blight, quando significativas, estão geralmente associadas a outros fenómenos socioeconómicos, entre os quais se encontram a falta de segurança, a má reputação da comunidade e a desvalorização das propriedades, todas elas com significativa repercussão social, económica e ambiental na sustentabilidade urbana. As consequências do blight são complexas, devendo ser objeto de abordagens abrangentes e inclusivas. As partes interessadas envolvidas incluem: moradores dos bairros afetados, empreiteiros, planeadores urbanos, políticos, instituições financeiras, investidores e a comunidade em geral. A existência de propriedades “contaminadas” prejudica a qualidade de vida das pessoas que vivem dentro dessas propriedades, em particular das crianças; mas também pode contaminar bairros inteiros, já que a ocorrência de blight leva, muitas vezes, a mais deterioração e é frequentemente associada ao tráfico de drogas e à prostituição, afetando seriamente a segurança real e percebida das pessoas que habitam ou frequentam essas áreas. Uma vizinhança insegura, por sua vez, tem repercussões na vida quotidiana dos cidadãos, podendo desestabilizar comunidades inteiras e, muitas vezes, resultar em êxodo populacional das áreas afetadas. Ocorrências de blight podem, também, levar ao aumento dos custos de prestação de serviços como, por exemplo, serviços policiais e segurança pública, bombeiros e tratamento de resíduos sólidos, exacerbando perdas de valor das propriedades muito para além do que seria esperado.

Abordagem

Embora possam haver muitas maneiras de considerar problemas de decisão e situações de tomada de decisão, quando estas são multifacetadas ou quando múltiplos critérios estão envolvidos, exigências adicionais são colocadas na abordagem metodológica adotada. Strategic Options Development and Analysis (SODA) (Ackermann e Eden, 2001) e Multiple-Criteria Decision Analysis (MCDA) (Belton e Stewart, 2002) têm sido metodologias propostas como particularmente adaptadas para tais situações, não apenas porque permitem a modelagem de relações de causalidade entre variáveis em fenómenos complexos, mas também porque facilitam a representação e comunicação do conhecimento, apoiam a identificação e interpretação de informações, facilitam a consulta e codificação e estimulam associações mentais. Ao envolver diretamente especialistas do tema no estudo, estes métodos promovem maior transparência processual, melhoram a compreensão do problema de decisão e reduzem a probabilidade de variáveis omitidas. Neste projeto, a aplicação das metodologias necessitará de reunir um painel de especialistas em desenvolvimento urbano e sustentabilidade em, pelo menos, três sessões de trabalho em grupo. As sessões serão conduzidas pelo coordenador do projeto, que é um facilitador experiente e guiará o grupo através do processo de aplicação das técnicas.

Impacto Investigação Académica

Para além de ser interessante do ponto de vista académico, destacamos as implicações práticas do projeto, que permitirão aumentar a consciencialização dos agentes de decisão sobre causas e efeitos do blight, bem como dos custos e dos benefícios das estratégias de remediação para a jurisdição local. Antecipamos que os resultados do projeto garantirão que os interesses das gerações futuras sejam adequadamente integrados nos atuais processos de tomada de decisão. Os resultados permitirão, também, aumentar a consciencialização sobre a necessidade de alterar comportamentos, fortalecendo a sustentabilidade nas áreas urbanas do território nacional.

Parceiros Internos
Centro de Investigação Grupo de Investigação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
BRU-Iscte Contabilidade, Marketing e Gestão Parceiro 2018-09-01 2020-09-30
Parceiros Externos
Instituição País Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
University of Memphis (University of Memphis ) Estados Unidos da América Líder 2018-09-01 2020-09-30
Equipa de Projeto
Nome Afiliação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
Fernando Alberto Freitas Ferreira BRU-Iscte [Contabilidade, Marketing e Gestão] Coordenador Global 2018-09-01 2020-09-30
Financiamentos do Projeto

Não foram encontrados registos.

Outputs (Publicações)

Não foram encontrados registos.

Outputs (Outros)

Não foram encontrados registos.

Ficheiros do projeto

Não foram encontrados registos.

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos projetos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados para este projeto. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.

Fortalecendo a Sustentabilidade Urbana em Portugal: Estratégias de Intervenção e Medidas Proativas de Combate ao Blight Urbano
2018-09-01
2020-09-30