O trabalho de investigação nestes 6 anos incide no aprofundamento e consolidação de reflexões teóricas sobre dinâmicas das políticas linguísticas no terreno, dando espaço à sociologia das práticas. Este trabalho surge fundamentado na continuação da exploração empírica e metodológica iniciada em 2014, a várias escalas e em quatro etapas de investigação.
Durante quatro anos, está previsto desenvolver três projetos, e organizar um ciclo de seminários:
1) continuando o projecto “Konta bu storia: Padrões de Aculturação Linguística entre Descendentes de Imigrantes Africanos no Vale da Amoreira” - combinando abordagens qualitativas e quantitativas na análise das atitudes dos jovens participantes face à diversidade linguística do seu quotidiano, assim como de outros atores nos espaços onde decorre a sua socialização linguística e formativa (família, escola, bairro);
2) iniciando um segundo projeto: “Trovoada de Ideias: Inclusão Linguístico-social dos Estudantes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) no Ensino Superior Português” - um projeto de investigação-ação no ISCTE-IUL, que adopta uma abordagem de inclusão multidimensional (porque linguística, cultural e social) junto de estudantes internacionais africanos, através da aplicação de metodologias mistas (observação participante em sala de aulas, grupos focais, entrevistas semi-estruturadas, formação dos vários actores implicados);
3) iniciando um terceiro projeto, “Mobilidades e língua: as motivações e perfis sociológicos dos jovens que procuram a certificação em língua portuguesa no mundo” – num estudo quantitativo que parte da base de dados do CAPLE, com o objetivo de estudar perfis sociológicos e sociolinguísticos nos domínios da avaliação e da certificação da proficiência em português língua estrangeira (PLE),
4) continuar o ciclo de 6 seminários com periodicidade anual, sobre o título: “Políticas e práticas linguísticas em Portugal, escolhas institucionais, familiares e individuais” – ciclo que pretende reunir responsáveis pela implementação/acompanhamento de experiências e medidas de educação linguística, ensino bilingue ou plurilingue, ensino de língua portuguesa, que tiveram lugar em várias instituições públicas (seja ensino básico, secundário, superior, educação e formação de adultos, etc...), juntando-os numa discussão com outros agentes envolvidos em cada acção, respectivos públicos e parceiros, assim como académicos de diferentes disciplinas especialistas nas áreas de intervenção.
Nos últimos dois anos, prevê-se continuar com a organização do ciclo de 6 seminários, propondo-se publicações que reflitam, de forma agregada e transversal, os diferentes momentos do trabalho anterior sobre sociologia das políticas e práticas linguísticas a várias escalas (macro, meso e micro), ao mesmo tempo que se pretende consolidar a organização e análise de um arquivo de políticas de língua em Portugal direcionadas a populações com origem imigrante.
Centro de Investigação | Grupo de Investigação | Papel no Projeto | Data de Início | Data de Fim |
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CIES-Iscte | -- | Parceiro | 2018-11-01 | 2024-10-31 |
Não foram encontrados registos.
Nome | Afiliação | Papel no Projeto | Data de Início | Data de Fim |
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Ana Raquel Matias | Professora Auxiliar (DS); Investigadora Integrada (CIES-Iscte); | Coordenadora Global | 2018-11-01 | 2024-10-31 |
Código/Referência | DOI do Financiamento | Tipo de Financiamento | Programa de Financiamento | Valor Financiado (Global) | Valor Financiado (Local) | Data de Início | Data de Fim |
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NA | -- | Contrato | FCT - Norma Transitória DL57/2016-Lei57/2017 - Portugal | Nível 33 TRU | Nível 33 TRU | 2018-11-01 | 2024-10-31 |
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Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos projetos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados para este projeto. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.