Lista de Projetos

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As cidades de Lisboa e do Porto têm sido marcadas por um crescimento das populações imigrantes residentes, de que entre as quais se destacam as oriundas do Brasil, assim como por outras transformações sociais, económicas e urbanas, que se relacionam, fundamentalmente, com processos de gentrificação e turistificação. Assim, pretende-se aprofundar o conhecimento científico sobre o modo como as trajetórias laborais e habitacionais dos imigrantes de origem brasileira em Lisboa e no Porto se relacionam com os usos dos espaços urbanos, com as mobilidades e redes nas quais se envolvem em ambas as cidades, e com os seus processos de inclusão social. Partindo de uma abordagem qualitativa, relacional, de redes e de base territorial, procura-se analisar os papéis desempenhados pelas dimensões laboral e habitacional na estruturação das trajetórias biográficas dos interlocutores nas respetivas cidades.   Orientação: Lígia Ferro (Faculdade de Letras da Universidade do Porto) Rita Cachado (CIES-Iscte)
Informação do Projeto
2024-12-01
2028-11-30
Parceiros do Projeto
Internationalisation of higher education (IoHE) is a prominent global trend, with a growing number of institutions and countries aiming to attract diverse student populations and enhance their international outlook. While Europe has made significant progress in this regard, there is still considerable variation in the level of internationalisationamong higher education institutions within individual countries. This project will focus on IoHE in Portugal, a ‘catching-up’ country when compared to other major players in the global market of international education and will examine the potential for mutual learning and transferability of promising practices between different institutions. The core argument is that various higher education institutions have successful and diverse practices regarding internationalisation, but they do not effectively exchange knowledge and experiences with each other, leading to missed opportunities for learning and improvement at an institutional level. This project aims, therefore, to understand how IoHE is defined, implemented, and experienced in Portugal, and to identify the barriers and facilitators to mutual learning and knowledge transfer in this context. Against this background, the current project has three core objectives:Objective 1 – provide a comprehensive analysis of the ways in which internationalisation is defined and understood at three different levels: macro – European; meso – national; and micro – institutional.Objective 2 – identify internationalisation practices implemented in Portuguese higher education institutions (HEIs) and assess their potential for mutual learning and transferability.Objective 3 – examine barriers and facilitators to mutual learning on internationalisation and the transferability of promising practices between different HEIs in Portugal.To achieve these objectives, a combination of diverse methods will be employed, such as document analysis, surveys, interviews with key stakeholders, policy Delp...
Informação do Projeto
2024-12-01
2030-11-30
Parceiros do Projeto
A expansão dos desportos electrónicos resultará no desenvolvimento de uma grande parte da população, especialmente crianças, adolescentes e jovens adultos, que passarão grande parte do seu tempo de lazer a jogar ou a ver desportos electrónicos e a abster-se de atividade física. É imperativo compreender melhor este fenómeno e prevenir os riscos negativos para a saúde que lhe estão associados, antes que se torne um problema para as sociedades europeias. Os dados existentes (ver a secção Análise das necessidades para informações mais detalhadas) indicam que os jogadores de Esports adoptam um estilo de vida sedentário, passando muitas horas do dia a jogar Esports. Além disso, os jogos de vídeo não activos e o aumento do tempo de ecrã têm sido associados a um aumento do Índice de Massa Corporal (IMC), o que resulta em níveis mais elevados de obesidade e em comportamentos de estilo de vida pouco saudáveis. Além disso, há provas anedóticas que indicam que os jogadores de Esports são sedentários durante 4,2 horas por dia enquanto treinam e, devido ao seu estilo de vida sedentário, existe um elevado risco de lesões e doenças crónicas.   O projeto envolve a compreensão da atividade física e dos comportamentos relacionados com a saúde dos jogadores de Esports. Prevê o desenvolvimento de material de sensibilização e de recomendações políticas que facilitarão às autoridades desportivas e desportivas a promoção da atividade física e de estilos de vida saudáveis numa população de jovens em risco de sedentarismo, obesidade e consumo de drogas. 
Informação do Projeto
2024-12-01
2026-11-30
Parceiros do Projeto
O projeto visa conceber e testar uma estratégia nova e viável para combater a desinformação baseada em enviesamentos cognitivos naturais, nomeadamente a semelhança entre a desinformação e a sua contradição.
Informação do Projeto
2024-12-01
2026-10-31
Parceiros do Projeto
Key rural stakeholders at European, national, regional and local levels lack the knowledge and tools to design future-oriented policies, programmes and services aiming at younger rural generations aged 18- 29. Specifically, these stakeholders are faced with the lack of methods and indicators for capturing these youths’ future visions in multiple domains (e.g. employment). This challenge limits on-the-ground capacity to manage the demands stemming from the dual transition (e.g., rural labour markets transformations), shrinking social services resources and autonomy, rural societies loss of critical mass driven by youth out-migration or risks of worst educational and employment outcomes among rural young people. This CIG tackles the central problem and all its ramifications through the development of the Future Youth Information for Rural Areas (FYI-R).
Informação do Projeto
2024-11-25
2025-10-31
Parceiros do Projeto