Lista de Projetos

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  Este projeto investiga mobilizações no setor dos cuidados no contexto dos regimes de cuidados português e espanhol. Em particular, será analisado o contributo destas mobilizações em trazer este tema para a agenda pública, bem como no desenho de políticas de cuidados de longa-duração recentemente adotadas em ambos os países – o Estatuto do Cuidador Informal em Portugal (2019) e a Estratégia Estatal de Cuidados em Espanha (2022). No caso português, será também estudada a mobilização mais recente em torno da Iniciativa Legislativa Cidadã “Direito ao Cuidado, Cuidado com Direitos” (2022), que dá continuidade às mobilizações anteriores. Esta análise comparada é particularmente relevante dadas as diferenças consideráveis entre os casos: em Portugal, o ECI é uma medida focada apenas no reconhecimento e na regulação dos direitos dos cuidadores informais; em Espanha, a EEC é uma medida mais alargada que procura reorganizar o modelo tradicional de cuidados. Combinando as literaturas de movimentos sociais, regimes de cuidados e economia política, este estudo comparativo será sustentado por 1) uma análise da evolução das políticas ao nível do setor dos cuidados de longa duração no século XXI em ambos os países e, em particular, das medidas acima referidas; 2) uma análise das mobilizações em torno dos cuidados; 3) e, por fim, uma análise da interação e do impacto destes movimentos nos regimes de cuidados de cada país. Este estudo será realizado através da triangulação entre uma análise de conteúdo das políticas, 40 entrevistas semi-estruturadas e uma análise de process-tracing. Orientação: Tiago Carvalho (CIES-Iscte)  
Informação do Projeto
2024-09-01
2028-08-31
Parceiros do Projeto
O objetivo deste projeto é desenvolver soluções duradouras no domínio da cooperação científica, de implementação e de processos de ensino, no âmbito de parcerias académicas internacionais. Os resultados do projeto deverão constituir uma base para o desenvolvimento de uma cooperação duradoura entre entidades que formam uma parceria para produzir resultados significativos nas áreas da investigação, mobilidade e ensino.
Informação do Projeto
2024-09-01
2026-08-31
 The research project aims to develop generative architectural software that integrates Artificial Intelligence (AI) to combine knowledge from both vernacular and cutting-edge construction techniques, as well as environmental assessment tools. This intelligent architectural software seeks to address the growing disconnection between human beings and natural environments, a critical issue with far-reaching implications for human development. The research encompasses the development of AI-driven software for prototypes that utilize local materials and incorporate living roofs, as well as the construction of housing-scale prototypes integrated into the biome and the generation of urban simulations for effective validation.
Informação do Projeto
2024-09-01
2030-08-31
Parceiros do Projeto
Democracy and citizens’ political engagement have been long-lasting policy goals of the European Union’s standards and values. The European Commission has established a new push for democracy as one of its priorities for 2019-2024, intending to foster democratic governance and civic participation. However, these objectives are challenging in light of transnational repression and the lack of policy tools for migrant protection in host societies across Western democracies, the primary recipients of human rights defenders.  However, the E.U. has overlooked the rapid change in more vibrant forms of migrant political activism and how authoritarian governments control their diasporas abroad. There is a knowledge gap in understanding transnational repression’s gendered effects on receiving countries’ political environment. WomenACT-REPinHOST advances global discussions on migrants’ rights by analysing Latin American women activists’ practices of resistance to transnational authoritarian rule. It also discusses how they could be best supported by international organisations and host countries’ democratic institutions. The proposed action aims at enhancing three career objectives: acquiring scientific and transferable skills in Gender Studies and Psychosocial Research (short-term); securing a permanent academic position in the E.U. (mid-term) and; developing an independent career path as a gender consultant in human rights international organisations (long-term). These objectives will be accomplished through an individually tailored research and career development plan. The methodology includes a literature review and fieldwork research based on in-depth interviews, online non-participant observation and focus groups with LAC female activists and organisations in the U.S. and Spain. It also focuses on dissemination strategies to target scholars, practitioners and wide audiences with deliverables such as peer-reviewed articles, conferences, podcasts, and policy briefs...
Informação do Projeto
2024-09-01
2026-08-31
Parceiros do Projeto
  O projeto MIL – Comunidades Conectadas (MIL CC) tem como objetivo responder a três grandes desafios que as bibliotecas públicas enfrentam atualmente: 1) os bibliotecários carecem frequentemente de formação em literacia dos media e da informação (LMI) e de competências fundamentais, especialmente na era da IA generativa; 2) apesar de existirem recursos de LMI de alta qualidade e disponíveis gratuitamente, a maioria não está adaptada às necessidades específicas das bibliotecas e dos seus utilizadores; 3) as estruturas das bibliotecas e os contextos comunitários variam muito na Europa, mas os recursos da LMI são frequentemente criados sem considerar questões de tradução e adaptação.   Para responder a estes desafios, o MIL CC propõe um curso híbrido para bibliotecários, criado e implementado pela Learn to Check (Espanha), envolvendo bibliotecários e membros da comunidade local, incluindo adolescentes, adultos e idosos. Inicialmente em catalão, o curso será traduzido para inglês, português e espanhol, e será atualizado e melhorado com base nos resultados de um projeto-piloto de formação comunitária irlandês que visa capacitar professores, bibliotecários e líderes comunitários para ministrarem oficinas da LMI nas suas comunidades.       Através do curso MIL CC, 150 bibliotecários irão desenvolver projetos comunitários da LMI adaptados aos seus contextos. Irão ainda projetar, implementar e avaliar atividades de LMI, organizando um conjunto de práticas que resultam. Serão também produzidos standards para a implementação do curso e para a criação de projetos, os quais serão validados por parceiros nacionais e por um grupo de especialistas internacionais, seguindo uma metodologia de cocriação.       Quer os materiais da formação quer os standards serão publicados sob licença Creative Commons, além de serem disseminados através de redes existentes (ex: EDMO) e de uma rede de bibliotecas interconectadas, sendo esta última dos principais resultados do MIL CC.  
Informação do Projeto
2024-09-01
2026-02-28
Parceiros do Projeto