Lista de Projetos

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A solução inovadora que o COM4LGD propõe como caminho para um futuro mais sustentável, justo, democrático e inclusivo para a UE e que aborda as duas prioridades é a concentração na cooperação e na comunidade, ou seja, nos cidadãos que se organizam, actuam - e vivem - em conjunto. A comunidade é entendida de três formas: um grupo social cujos membros partilham um contexto material de vida específico; no sentido político de um grupo que partilha o mesmo órgão de governo; e como um grupo intencionalmente unido por um compromisso coletivo com determinados valores fundamentais (em particular, a justiça socioambiental). A construção de comunidades, juntamente com o processo dinâmico de comunhão e de gestão dos recursos comuns (terra, água, conhecimentos, práticas de auto-organização, etc.), encerra um potencial emancipatório de reformulação do sistema de valores e de relações sociais, ao mesmo tempo que visa corrigir as actuais tendências de exploração. Devido à diversidade de formas organizacionais estabelecidas para a sua governação justa, inclusiva e participativa - incorporada na prática quotidiana de fazer as coisas em comum, têm um potencial de transformação radical enraizado no cuidado das comunidades, da vida, do trabalho e da sociedade como um todo (Angelis, 2017).
Informação do Projeto
2024-06-01
2026-05-31
Parceiros do Projeto
O projeto FEED - Fighting for food and gender justice pretende dar visibilidade à liderança e às experiências das mulheres nas suas lutas pela justiça alimentar e a igualdade de género no mundo rural, em especial de mulheres agricultoras envolvidas em projetos coletivos ou que são parte do movimento associativo. Recorrendo à história oral, o estudo recolhe testemunhos de mulheres produtoras e ativas em espaços coletivos, em Portugal, na Galiza e no País Basco, com foco nos territórios caraterizados pela pequena agricultura e do tipo familiar. Os seus principais objetivos são: 1) Sublinhar o papel essencial das mulheres na pequena agricultura e em projetos agro-alimentares inovadores, destacando os seus contributos para a construção de sistemas alimentares e rurais mais equitativos e sustentáveis; 2) Evidenciar as estratégias que as mulheres no mundo rural usam para ultrapassar as barreiras estruturais que enfrentam e como articulam visões alternativas para o futuro da alimentação e do mundo rural; 3) Incorporar as suas perspetivas no debate sobre as transformações dos sistemas alimentares, incluindo uma perspetiva de género.
Informação do Projeto
2024-06-01
2025-05-31
Parceiros do Projeto
A aprovação de uma lei de segurança nacional, fortemente, restritiva de liberdades e garantias em Hong Kong foi a resposta do Governo Central chinês aos maiores protestos anti-governamentais desde a Revolução Cultural, que durante sete meses , de Junho de 2019 a Janeiro de 2020, envolveram a participação de milhões de pessoas nas ruas, ocupações de universidades, e uma inédita greve geral. Acresceu ainda a declaração de pandemia devido à Covid 19 com efeitos que persistem. Ambos os fenómenos, no ano de 2020, alteraram a situação das liberdades e o exercício do jornalismo independente.Nesta acelerada transformação de paradigma, um dos raros projectos que subsistem do boom produzido pelo movimento pro-democracia Occupy Central (2014) é o jornal digital Hong Kong Free Press. Como tal, esta pesquisa propõe-se determinar a estratégia adoptada para subsistir num contexto securitário de criminalização de direitos e de limitações impostas pela emergência de saúde pública. Orientação: Joana Azevedo (CIES-Iscte)
Informação do Projeto
2024-06-01
2027-05-31
Parceiros do Projeto
Com o presente trabalho pretende-se elaborar a Carta Educativa de Palmela preparando-a para o desenvolvimento de um planeamento estratégico educativo municipal com um alcance mais alargadosobre o sistema educativo local, e não apenas focado na gestão da rede de estabelecimentos, capaz de responder aos atuais desafios da escola e às necessidades do concelho no domínio da educação,tendo como vocação a promoção do sucesso escolar e da qualidade das aprendizagens e a redução do abandono escolar precoce, num quadro de reforço do papel recursivo das autarquias no sistemaeducativo.
Informação do Projeto
2024-05-09
2024-09-30
Parceiros do Projeto
Este projeto tem como objetivo geral a promoção da saúde mental e bem-estardos/as estudantes do Iscte-Instituto Universitário de Lisboa, com base no modelo Stepped Care, desenvolvido no programa para a promoção da saúde mental no ensino superior - Programa ACCES.  Focando-se numa abordagem de promoção e prevenção, e adotando uma lógica de participação coletiva, identificam-se os seguintes objetivos específicos: 1. Desenvolvimento de atividades de promoção da saúde mental, prevenção e ajustamento (nível 1 e 2), com vista à melhoria das competências relacionadas com a literacia em saúde mental, resiliência mental e gestão de stress; 2. Reforço das respostas psicoterapêuticas e psiquiátricas para estudantes com perturbações mentais comuns de gravidade ligeira a moderada (nível 3), com vista à intervenção precoce e evitamento de patologias mais graves; 3. Fortalecimento dos mecanismos de identificação de situações de risco ou doença mental grave e o seu encaminhamento para os serviços de saúde especializados (nível 4 e 5); 4. Promoção da participação ativa da associação de estudantes no desenvolvimento, implementação e avaliação das atividades;5. Inclusão de estudantes com necessidades educativas específicas e outros grupos vulneráveis (estudantes de 1º ano, estudantes deslocados, nacionais e internacionais, estudantes beneficiários da ação social escolar, estudantes bolseiros provenientes de países PALOP, estudantes mulheres, e estudantes LGBTQIA+), de forma transversal às atividades desenvolvidas.
Informação do Projeto
2024-05-02
2026-09-30