Lista de Projetos

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A Blockchain é uma tecnologia fundamental para a transição digital da economia e da sociedade. De acordo com o Fórum Económico Mundial, 10% do PIB global será armazenado em blockchain até 2027 e a Organização Mundial do Comércio, citando um estudo da Gartner, estima que, até 2030, a utilização da tecnologia de blockchain poderá acrescentar 3 biliões de dólares ao comércio internacional. De acordo com a PwC, "as tecnologias de blockchain podem impulsionar a economia global em 1,76 biliões de dólares até 2030", sendo os sectores que mais beneficiarão a administração pública, a educação e a saúde. Apesar desta enorme oportunidade, Portugal ainda não a aproveitou: de acordo com o relatório EU Blockchain Ecosystem Development, em 2020 Portugal detém uma maturidade média a nível europeu.  Esta Agenda juntou várias organizações de blockchain, criando um cluster de 24 empresas portuguesas de blockchain, 15 Organizações de Investigação e Tecnologia (RTO), 5 Entidades Públicas, 2 Associações e 10 outros Parceiros Associados, ligados por negócios e tecnologia, com o objetivo de se tornarem reconhecidos internacionalmente e, assim, contribuírem para uma mudança significativa no perfil de especialização da economia portuguesa, através do investimento em tecnologia de ponta e da contratação de pessoal altamente qualificado.   
Informação do Projeto
2023-01-01
2025-12-31
Parceiros do Projeto
O Compromisso de Impacto Social das Organizações Culturais (CISOC) corresponde à formulação de uma medida de política pública do Plano Estratégico (2019-2024) do Plano Nacional das Artes (PNA), inserida no eixo da Política Cultural (Programa Impacto e Sustentabilidade e é entendio como "um ato de responsabilização mútua das tutelas e das organizações culturais, que reiteram a sua missão social e educativa".   O CISOC é um instrumento de planeamento agregador das dinâmicas relacionais com os públicos e complementar aos instrumentos de gestão de cada organização.Constitui uma ferramenta de apoio à autoavaliação do impacto social das organizações culturais, mediante a análise e a monitorização dos resultados atingidos, ajudando a identificar as suas necessidades e potencialidades. O CISOC põe a tónica na responsabilidade social das organizações culturais e favorece a transformação organizacional e a mudança.   Inicialmente concebida para aplicação aos organismos do Ministério da Cultura, a medida não se cinge, no seu desenvolvimento, a este âmbito tutelar e alarga-se a quaisquer organizações culturais e a diferentes tutelas públicas e privadas. Equipa: Clara Frayão Camacho (coordenadora) (PNA) Amélia Fernandes (PNA) Flora Maravalhas (doutoranda , bolseira FCT, ISCSP-UL & CIES-Iscte) José Soares Neves (CIES-Iscte, OPAC)  Jorge Santos (CIES-Iscte, OPAC; MMP, E.P.E.)  
Informação do Projeto
2023-01-01
2023-12-31
Parceiros do Projeto
Enquadrando-se num plano mais abrangente, com a duração total prevista de três anos, este projeto foca-se na conceção e desenho de implementação do programa de competências transversais, através da criação do Laboratório de Competências Transversais da Universidade Amílcar Cabral (UAC), e da respetiva oferta formativa, em parceria e com o suporte da estrutura estabelecida no Iscte. A execução terá início em janeiro de 2023 com uma equipa composta por elementos de ambas as universidades e com a coordenação de Rosário Mauritti e Sónia Pintassilgo (do CIES-Iscte) e de Raúl Mendes Fernandes (da Universidade Amílcar Cabral). O ponto de partida para a proposta na vertente do ensino, dirigida à parceria com a UAC, é a experiência acumulada, nos últimos anos, de receção e acolhimento de estudantes de países de língua oficial portuguesa, na oferta formativa do Iscte, nos três ciclos de ensino (licenciatura, mestrado e doutoramento), nomeadamente, de estudantes guineenses. O Laboratório de Competências Transversais tem, ainda, assumido um papel fundamental, nos últimos anos, de atendimento e acolhimento inicial dos estudantes recém-inscritos e chegados ao Iscte, do seu encaminhamento para diferentes serviços, de identificação de necessidades, de ajustamento individual da oferta formativa transversal a dirigir a cada um. A oferta formativa, no que diz respeito às competências transversais, tem por objetivo dotar os estudantes de um conjunto de competências básicas que os capacitem para um maior e melhor aproveitamento da oferta formativa prevista no plano de estudos de cada estudante. Assim, as competências transversais são oferecidas, de forma abrangente, aos estudantes de todos os cursos e ciclos de estudos, estando previstas em todos os cursos de 1º ciclo, mas podendo ser oferecidas e frequentadas, para além das previstas no plano de estudos, de acordo com as necessidades de cada estudante. Considerando a orientação universal das universidades para a articulação entre o...
Informação do Projeto
2023-01-01
2023-12-31
Parceiros do Projeto
Despite the global COVID-19 pandemic, Europe continues to be a major destination for transnational migrants, notably from Asia and Africa. The way in which this phenomenon has been unfolding underlines the urgent need to further conceptualise transnational migration by analysing the decision-making of aspiring (re)migrants. This scholarly enterprise is critically important as mainstream migration theories put more of a focus on broader social processes and dynamics, thereby overlooking the human aspects of migration. Basing itself on several migration theories in various disciplines, this proposal adopts a framework that humanises research on (non-)migration decision-making, i.e. highlighting its human aspects in three ways: engendering, decolonising and situating the analysis in temporal, psychological, relational and social contexts. As a case study, this research project will examine the decisionmaking of aspiring (re)migrants from selected Southeast and East Asian countries (China, Japan, Philippines, Thailand, Vietnam) to and within selected EU member countries (Belgium, the Czech Republic, Germany, Italy, Portugal, Finland). These migrants are oriented towards the EU labour markets where they are concentrated in ethnic niches. Employing qualitative and participatory research methodologies, the study will map the extent to which spatial mobility policies at the EU and national levels take into account aspiring (re)migrants’ behaviour, identify the micro- and meso-level drivers of (re)migration aspiration and/or intention and determine the temporality of aspiring (re)migrants’ decision-making. The results of this project will provide concrete information as to how individuals’ migration decisions change over time and on the specific stage at which mobility policies are more likely to play a role in shaping migration outcomes, which will enhance EU migration policies. Research Team: Sofia Gaspar (CIES-Iscte)Renata Carone (CIES-Iscte)Olga Cojocaru (CIES-Iscte)Am...
Informação do Projeto
2023-01-01
2025-12-31
Parceiros do Projeto
O programa de auto-ajuda FACE é a primeira intervenção de saúde móvel (m-health) desenvolvida especificamente para as necessidades de jovens adultos com história de experiências adversas da infância.
Informação do Projeto
2023-01-01
2025-07-01
Parceiros do Projeto