PIQS/SOC/50013/2003
Percursos de inserção no mercado de trabalho, família e escola: novos cenários outras dinâmicas
Descrição

Portugal tem vivido as últimas décadas sob o signo da mudança e a sociedade portuguesa tem características de uma complexa "modernidade inacabada". A família e a escola têm sido dois desses campos em transformação, em que o passado e o presente se articulam em novas modalidades. Partindo daquelas duas realidades, este estudo pretende caracterizar e explicar a construção de percursos de inserção no mercado de trabalho (formal e informal) num universo de jovens, rapazes e raparigas, de diferentes origens étnicas e sociais, alunos do 3º ciclo básico e secundário. Utilizando uma abordagem sobretudo qualitativa, baseada em estudos de caso realizados a partir de entrevistas a jovens (estudantes de escolas públicas que integram o "Observatório Permanente de Escolas ICS") e às respectivas famílias, define-se como produto final a elaboração de uma tipologia da diversidade dos perfis encontrados.

Parceiros Internos
Centro de Investigação Grupo de Investigação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
CRIA-IUL -- Parceiro 2004-12-01 2007-06-30
Parceiros Externos
Instituição País Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS/UL) (ICS/UL) Portugal Líder 2004-12-01 2007-06-30
Equipa de Projeto
Nome Afiliação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
Antónia Lima CRIA-IUL [Grupo de Governação, Políticas e Quotidiano] Investigadora 2007-01-01 2007-06-30
Financiamentos do Projeto
Código/Referência Tipo de Financiamento Entidade Financiadora Programa de Financiamento País Valor Financiado (Global) Valor Financiado (Local) Data de Início Data de Fim
50013 Contrato Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. PIQS/2003 Portugal 0 0 2004-12-01 2007-06-30
Outputs (Publicações)

Não foram encontrados registos.

Outputs (Outros)

Não foram encontrados registos.

Ficheiros do projeto

Não foram encontrados registos.

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos projetos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados para este projeto. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.

Percursos de inserção no mercado de trabalho, família e escola: novos cenários outras dinâmicas
2004-12-01
2007-06-30