Serviços naturais e benefícios culturais: traduções sociais da biodiversidade
Serviços naturais e benefícios culturais: traduções sociais da biodiversidade
Descrição

A perda de biodiversidade, pela ameaça que representa à vida no planeta, é actualmente uma preocupação central na conservação. Tem-se estendido a ideia, nos domínios científicos e políticos, que a biodiversidade providencia uma variedade de serviços e benefícios à sociedade, sobretudo ao nível biofísico mas também cultural. Este projecto propõe-se investigar de que modo a biodiversidade se traduz socialmente, utilizando para isso problemas específicos de conservação de determinados habitats e espécies. Trata-se de investigar as configurações, representações e valores que um conjunto de actores sociais tem sobre determinados espécies ameaçadas e habitats incluindo as normas e arranjos governamentais afectos a cada problemática. Este projecto pretende ser construído através de uma abordagem comparativa e multidisciplinar baseada na colaboração de instituições Sueca e Portuguesa, fomentando um diálogo enriquecedor entre diferentes investigadores em áreas sociais e naturais mas também trazendo a bordo contributos de varias partes interessadas, integradas num processo social de sustentabilidade.

 

Parceiros Internos
Centro de Investigação Grupo de Investigação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
CIES-IUL Desigualdades, Migrações e Territórios Líder 2010-10-01 2013-10-01
Parceiros Externos

Não foram encontrados registos.

Equipa de Projeto
Nome Afiliação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
Elsa Coimbra Ferreira de Almeida CIES-IUL [Desigualdades, Migrações e Territórios] Investigadora 2010-10-01 2013-10-01
Financiamentos do Projeto
Código/Referência Tipo de Financiamento Entidade Financiadora Programa de Financiamento País Valor Financiado (Global) Valor Financiado (Local) Data de Início Data de Fim
SFRH/BPD/68980/2010 Bolsa FCT Bolsa Pós Doutoramento Portugal 53820 53820 2010-10-01 2013-10-01
Outputs (Publicações)

Não foram encontrados registos.

Outputs (Outros)

Não foram encontrados registos.

Ficheiros do projeto

Não foram encontrados registos.

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos projetos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados para este projeto. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.

Serviços naturais e benefícios culturais: traduções sociais da biodiversidade
2010-10-01
2013-10-01