“... obviously at the end of the day I’m a proud Chinese” – Identificações e referências culturais de jovens diplomados de colégios internacionais na região de Lisboa
Event Title
Seminário Diversidade Cultural em Famílias Contemporâneas
Year (definitive publication)
2021
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
Abstract
A investigação sobre realidades de vida em contextos transnacionais coloca as ciências sociais, em geral, e a pesquisa nos domínios da infância e juventude, em específico, perante novos desafios. O paradigma de um nacionalismo metodológico revela-se como inadequado para analisar uma realidade empírica transnacional. Há diversos contextos que podem ser determinados por fenómenos de transnacionalização que abrangem, por exemplo, a vida de famílias transnacionais, a participação em redes transnacionais, a frequência de escolas internacionais, assim como o crescimento em contexto de migração e refúgio. A investigação desses contextos requer uma revisão de ferramentas estabelecidas em ciências sociais, tanto ao nível metodológico como também teórico.
A apresentação para esta sessão do seminário procura focar uma realidade educativa que pode ser determinada por diversos contextos transnacionais e onde podem ser constituídos ‘espaços transnacionais de educação’. Na base da discussão de resultados de um projeto de investigação sobre colégios internacionais na região de Lisboa, que em Portugal podem ser considerados como campo de educação e reprodução social de elites (Schippling et al., 2020), vão ser perspetivados diferentes contextos e referências transnacionais. A apresentação centra-se, nesse contexto, nos primeiros resultados de uma investigação de biografias educativas de jovens diplomados desses colégios – e especificamente nas suas identificações e referências culturais – que foram o objeto principal da segunda fase desse projeto de investigação. Um segundo momento da apresentação constitui – na base da discussão das perspetivas empíricas – uma reflexão sobre o potencial do conceito de ‘espaço transnacional de educação’ como contributo para a investigação sobre biografias em contextos transnacionais.
Referência
Schippling, A., Abrantes, P., & Lopes, J. T. (2020). Educação de elites e a dimensão da internacionalização em Portugal. Sociologia, Problemas e Práticas, 94, 119-137.
Acknowledgements
--
Keywords
Fields of Science and Technology Classification
- Educational Sciences - Social Sciences
- Sociology - Social Sciences
Contributions to the Sustainable Development Goals of the United Nations
With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência-IUL. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.