Relatório
Avaliação externa do Programa Escolhas 7G: Relatório intercalar
Joana Alexandre (Alexandre, J.); Clara Barata (Barata, C.M.); Joana Gomes (Gomes, J.); Santiago Almeida (Almeida, S.); Sofia Oliveira (Oliveira, S.);
Ano
2020
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
--
Abstract/Resumo
O Programa Escolhas (PE) é um programa governamental de âmbito nacional, que foi criado em 2001 (Resolução do Conselho de Ministros, nº4, 2001, de 9 de janeiro). Promovido pela Presidência do Conselho de Ministros e integrado no Alto Comissariado para as Migrações – ACM, IP, enquanto política pública, a sua missão consiste em promover a inclusão social de crianças e jovens de contextos socioeconómicos vulneráveis, visando a igualdade de oportunidades e o reforço da coesão social, numa lógica de proximidade, assente num trabalho em “360 graus” (Lemos, 2012), sistémico e multidimensional. O Programa Escolhas (PE) conta já com sete gerações, estando atualmente em execução a sua 7ª geração (7G) (2019-31 de dezembro de 2020). O presente relatório apresenta os resultados intercalares da avaliação externa desta geração (Estudo 1). Para o efeito, participaram, até à data, 121 jovens com idade superior a 18 anos (com uma média de idades de aproximadamente 22 anos), 199 elementos de equipas técnicas e 59 instituições (15 entidades gestoras, 15 entidades promotoras e 29 entidades simultaneamente gestoras e promotoras).
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Tipo de Relatório
Relatório anual de projecto nacional
Palavras-chave
Escolhas,Inclusão social,Avaliação de projetos,Crianças,Jovens
  • Psicologia - Ciências Sociais

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.