Scientific journal paper
Nas margens da sociedade educativa. Perfis Sociais, práticas e atitudes perante a aprendizagem ao longo da vida em Portugal
Vanessa Silva (Carvalho da Silva, V.); Patrícia Ávila (Ávila, P.);
Journal Title
Sociologia On Line
Year (definitive publication)
2022
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

Times Cited: 2

(Last checked: 2024-11-17 11:33)

View record in Google Scholar

Alternative Titles

(English) At the education society´s margins. Social profiles, practices, and attitudes towards lifelong learning in Portugal from adults who didn’t participate in training and education activities

Abstract
Tratando-se de um segmento da população que, do ponto de vista da análise sociológica e da incidência das políticas públicas, tem sido deixado para trás e sobre o qual pouco se conhece (Field, 2006), pretende-se contribuir para o conhecimento e visibilidade do fenómeno dos indivíduos pouco escolarizados que, apesar das iniciativas implementadas no âmbito da educação e formação de adultos e da aprendizagem ao longo da vida [ALV], permaneceram nas margens de uma sociedade marcada pela centralidade do conhecimento e da educação. Sem dados especificamente centrados neste segmento da população, utilizaram-se os microdados do Inquérito à Educação e Formação de Adultos (IEFA, 2016) para mapear o fenómeno em Portugal. Com uma presença transversal na sociedade portuguesa é um grupo de dimensão expressiva, cuja diversidade se captou através da identificação de perfis. Simultaneamente, através destes dados retrataram-se as práticas e atitudes perante a ALV da população com baixa escolaridade em Portugal.
Acknowledgements
--
Keywords
Aprendizagem ao longo da vida,Adultos pouco escolarizados,Abordagem extensiva,Inquérito à educação e formação de adultos
  • Sociology - Social Sciences
Funding Records
Funding Reference Funding Entity
SFRH/BD/135682/2018 Fundação para a Ciência e a Tecnologia
UIDB/03126/2020 Fundação para a Ciência e a Tecnologia

With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência-IUL. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.