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Fernandes, D. (2019). Para um enquadramento teórico da avaliação formativa e da avaliação sumativa das aprendizagens escolares. In Maria Isabel Ramalho Ortigão, Domingos Fernandes, Talita Vidal Pereira, Leonor Santos (Ed.), Avaliar para aprender no brasil e em Portugal: perspectivas teóricas, práticas e de desenvolvimento. (pp. 139-164). Curitiba: CRV.
D. M. Fernandes, "Para um enquadramento teórico da avaliação formativa e da avaliação sumativa das aprendizagens escolares", in Avaliar para aprender no brasil e em Portugal: perspectivas teóricas, práticas e de desenvolvimento, Maria Isabel Ramalho Ortigão, Domingos Fernandes, Talita Vidal Pereira, Leonor Santos, Ed., Curitiba, CRV, 2019, vol. 6, pp. 139-164
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TY - CHAP TI - Para um enquadramento teórico da avaliação formativa e da avaliação sumativa das aprendizagens escolares T2 - Avaliar para aprender no brasil e em Portugal: perspectivas teóricas, práticas e de desenvolvimento VL - 6 AU - Fernandes, D. PY - 2019 SP - 139-164 DO - 10.24824/978854443463.5 CY - Curitiba UR - https://www.editoracrv.com.br/produtos/detalhes/34249-crv AB - A avaliação formativa e a avaliação sumativa continuam a ser conceitos estruturantes no âmbito chamada Avaliação das Aprendizagens cuja conceitualização tem evoluído desde a sua criação, em 1967, por Michael Scriven. Na verdade, a definição destes conceitos há cerca de meio século, pouco ou nada tem a ver com a sua definição atual. A construção teórica tem contribuído para a clarificação e consolidação destes dois conceitos-chave. No entanto, persiste ainda alguma confusão acerca da natureza, dos propósitos e das caraterísticas definidoras de cada uma daquelas modalidades de avaliação. Este texto foi pensado para discutir o enquadramento teórico da avaliação formativa e da avaliação sumativa, clarificar as suas definições e analisar as suas relações. Foram consultados uma diversidade de trabalhos produzidos, sensivelmente, nos últimos 30 anos. Verificou-se que houve assinaláveis progressos no domínio da construção teórica daqueles conceitos, das relações entre si e das suas conexões com as práticas pedagógicas e com as teorias da aprendizagem. Porém, a análise realizada mostrou que continua a ser necessário compreender melhor as relações entre as aprendizagens e as avaliações e muitos outros aspetos relevantes tais como as práticas dos professores e as suas relações com as disciplinas que lecionam. ER -