Capítulo de livro
Para um enquadramento teórico da avaliação formativa e da avaliação sumativa das aprendizagens escolares
Domingos Fernandes (Fernandes, D.);
Título Livro
Avaliar para aprender em Portugal e no Brasil: Perspectivas teóricas, práticas e de desenvolvimento
Ano
2019
Língua
Português
País
Brasil
Mais Informação
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Abstract/Resumo
A avaliação formativa e a avaliação sumativa continuam a ser conceitos estruturantes no âmbito chamada Avaliação das Aprendizagens cuja conceitualização tem evoluído desde a sua criação, em 1967, por Michael Scriven. Na verdade, a definição destes conceitos há cerca de meio século, pouco ou nada tem a ver com a sua definição atual. A construção teórica tem contribuído para a clarificação e consolidação destes dois conceitos-chave. No entanto, persiste ainda alguma confusão acerca da natureza, dos propósitos e das caraterísticas definidoras de cada uma daquelas modalidades de avaliação. Este texto foi pensado para discutir o enquadramento teórico da avaliação formativa e da avaliação sumativa, clarificar as suas definições e analisar as suas relações. Foram consultados uma diversidade de trabalhos produzidos, sensivelmente, nos últimos 30 anos. Verificou-se que houve assinaláveis progressos no domínio da construção teórica daqueles conceitos, das relações entre si e das suas conexões com as práticas pedagógicas e com as teorias da aprendizagem. Porém, a análise realizada mostrou que continua a ser necessário compreender melhor as relações entre as aprendizagens e as avaliações e muitos outros aspetos relevantes tais como as práticas dos professores e as suas relações com as disciplinas que lecionam.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
Avaliação Formativa,Avaliação Sumativa,Avaliação Pedagógica,Teoria da Avaliação,Avaliação Educacional.
  • Ciências da Educação - Ciências Sociais
  • Outras Ciências Sociais - Ciências Sociais

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