Artigo em revista científica Q2
A atualidade da investigação científica em arquitetura e urbanismo desenvolvida no LNEC (1961-1979) face ao desafio da sustentabilidade
Patrícia Bento d'Almeida (D'Almeida, P. B.); Teresa Marat-Mendes (Marat-Mendes, T.);
Título Revista
CIDADES, Comunidades e Territórios
Ano
2021
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

N.º de citações: 1

(Última verificação: 2022-06-30 06:42)

Ver o registo na Scopus


: 2.7
Google Scholar

N.º de citações: 4

(Última verificação: 2022-06-30 07:19)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
O Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) constitui um dos raros organismos públicos que desenvolve investigação científica em arquitetura e urbanismo desde a implementação da sua primeira lei orgânica, em 1961, até aos nossos dias. Iniciada pelo arquiteto Nuno Portas na Divisão de Construção e Habitação (1961-1969) do Serviço de Edifícios e Pontes, esta linha de pesquisa viria a ser continuada na Divisão de Arquitetura (1969-1979) do renomeado Serviço de Edifícios. O presente artigo revisita alguns dos principais trabalhos de investigação desenvolvidos, entre 1961 e 1979, nestas duas divisões técnicas. Contextualizam-se as principais preocupações e práticas quotidianas que delinearam as temáticas e metodologias de investigação conduzidas naquele tempo específico. Confronta-se ainda essas mesmas problemáticas face aos desafios societais contemporâneos impostos pela questão da sustentabilidade, nomeadamente na indicação de orientações de planeamento para uma transição sustentável do sistema alimentar contemporâneo, objeto de análise no projeto de investigação SPLACH – Spatial Planning for Change. Como contributo maior, conclui-se a importância da investigação de cariz multidisciplinar e a necessidade da sua estreita conexão com as realidades práticas e quotidianas de quem vive nas cidades.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Laboratório Nacional de Engenharia Civil,Investigação científica,Arquitetura,Urbanismo,Sustentabilidade
  • Outras Ciências Naturais - Ciências Naturais
  • Sociologia - Ciências Sociais
  • Geografia Económica e Social - Ciências Sociais
  • História e Arqueologia - Humanidades
  • Artes - Humanidades
  • Outras Humanidades - Humanidades
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
SFRH/BPD/117167/2016 Fundação para a Ciência e a Tecnologia
UIDB/03127/2020 Fundação para a Ciência e a Tecnologia
POCI-01-0145-FEDER-016431 Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.