Scientific journal paper Q2
A construção da sexologia como profissão em Portugal: composição de um grupo profissional e tipos de sexólogos
Violeta Alarcão (Alarcão, V.); Fernando Luís Machado (Machado, F. L.); Alain Giami (Giami, A.);
Journal Title
Ciência e Saúde Coletiva
Year (definitive publication)
2016
Language
Portuguese
Country
Brazil
More Information
Web of Science®

Times Cited: 2

(Last checked: 2024-07-21 22:19)

View record in Web of Science®


: 0.2
Scopus

Times Cited: 1

(Last checked: 2024-07-17 17:44)

View record in Scopus


: 0.1
Google Scholar

Times Cited: 8

(Last checked: 2024-07-19 18:41)

View record in Google Scholar

Alternative Titles

(English) The construction of sexology as a profession in portugal: composition professional group and types of sexologists

Abstract
Este estudo visa discutir a emergência da profissão de sexólogo em Portugal, comparando a sua evolução com as tendências internacionais. Procura igualmente compreender as autoidentificações profissionais dos sexólogos e os sentidos que eles lhes atribuem. A informação empírica apresentada resulta de um inquérito por questionário a 91 sexólogos identificados através das principais associações profissionais e de 44 entrevistas aprofundadas junto de peritos selecionados através de uma amostragem intencional para assegurar a diversidade dos sexólogos portugueses. Os resultados do inquérito indicam que em média o sexólogo português tem 43 anos, é maioritariamente do sexo feminino, não médico, e tem formação em sexologia. Considerando as habilitações, os percursos profissionais e as atividades desenvolvidas no campo, e os discursos dos entrevistados relativos aos seus ideais de profissão, obtivemos uma tipologia com cinco categorias: sexólogos por vocação, sexólogos pela prática clínica, sexólogos por certificação, sexólogos-cientistas sociais e sexólogos por mediatização. A pesquisa identificou uma interessante diversidade de práticas e conceções profissionais no campo da sexologia portuguesa. Ser sexólogo parece estar mais ligado aos ideais sobre a profissão do que ao tempo dedicado à mesma.
Acknowledgements
--
Keywords
Sexologia,Sexólogo,Profissões,Portugal,Sexology,Sexologist,Professions
  • Clinical Medicine - Medical and Health Sciences
  • Health Sciences - Medical and Health Sciences
  • Other Medical Sciences - Medical and Health Sciences
Funding Records
Funding Reference Funding Entity
UID/SOC/03126/2013 Fundação para a Ciência e a Tecnologia

With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência-IUL. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.