Artigo em revista científica Q2
A construção da sexologia como profissão em Portugal: composição de um grupo profissional e tipos de sexólogos
Violeta Alarcão (Alarcão, V.); Fernando Luís Machado (Machado, F. L.); Alain Giami (Giami, A.);
Título Revista
Ciência e Saúde Coletiva
Ano
2016
Língua
Português
País
Brasil
Mais Informação
Web of Science®

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2020-10-19 07:23)

Ver o registo na Web of Science®

Scopus

N.º de citações: 1

(Última verificação: 2020-10-18 23:45)

Ver o registo na Scopus


: 0.3
Títulos Alternativos

(Inglês) The construction of sexology as a profession in portugal: composition professional group and types of sexologists

Abstract/Resumo
Este estudo visa discutir a emergência da profissão de sexólogo em Portugal, comparando a sua evolução com as tendências internacionais. Procura igualmente compreender as autoidentificações profissionais dos sexólogos e os sentidos que eles lhes atribuem. A informação empírica apresentada resulta de um inquérito por questionário a 91 sexólogos identificados através das principais associações profissionais e de 44 entrevistas aprofundadas junto de peritos selecionados através de uma amostragem intencional para assegurar a diversidade dos sexólogos portugueses. Os resultados do inquérito indicam que em média o sexólogo português tem 43 anos, é maioritariamente do sexo feminino, não médico, e tem formação em sexologia. Considerando as habilitações, os percursos profissionais e as atividades desenvolvidas no campo, e os discursos dos entrevistados relativos aos seus ideais de profissão, obtivemos uma tipologia com cinco categorias: sexólogos por vocação, sexólogos pela prática clínica, sexólogos por certificação, sexólogos-cientistas sociais e sexólogos por mediatização. A pesquisa identificou uma interessante diversidade de práticas e conceções profissionais no campo da sexologia portuguesa. Ser sexólogo parece estar mais ligado aos ideais sobre a profissão do que ao tempo dedicado à mesma.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Sexologia,Sexólogo,Profissões,Portugal,Sexology,Sexologist,Professions
  • Medicina Clínica - Ciências Médicas
  • Ciências da Saúde - Ciências Médicas
  • Outras Ciências Médicas - Ciências Médicas
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
UID/SOC/03126/2013 Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.