Scientific journal paper
A educação ainda é importante para a mobilidade social? Uma perspetiva das desigualdades educacionais da Europa do sul no contexto europeu
Susana da Cruz Martins (Martins, S.); Rosário Mauritti (Mauritti, R.); Nuno Nunes (Nunes, N.); Ana Lúcia Romão (Romão, A. L.); António Firmino da Costa (Costa, A. F.);
Journal Title
Revista Portuguesa de Educação
Year (definitive publication)
2016
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

Times Cited: 33

(Last checked: 2024-07-18 08:59)

View record in Google Scholar

Alternative Titles

(Spanish/Castilian) ¿La educación sigue siendo importante a la movilidad social? Una perspectiva de las desigualdades educativas en el sur de Europa en el contexto europeo

(English) Is education still important to social mobility? A perspective of educational inequalities in Southern Europe in the European context

Abstract
Com a expansão generalizada das qualificações na Europa, algumas abordagens têm vindo a defender que a dimensão educativa se tem enfraquecido enquanto fator implicado na mobilidade social e como elemento estrutural nas desigualdades e oportunidades sociais. Este estudo perspetiva, quer nos seus posicionamentos teóricos quer na sua verificação empírica, as desigualdades educacionais e as suas implicações na mobilidade e nas desigualdades sociais entre países do Sul, e entre este conjunto e a Europa no seu todo. Esta análise é, ainda, contextualizada através do reconhecimento de dinâmicas educacionais dos últimos 60 anos. O seu desenvolvimento visa, também, aprofundar a importância das origens educativas nos destinos educativos e socioprofissionais e identificar padrões de fluidez educativa e de desigualdade educacional, contextualizando-os no quadro de transições educacionais diferenciadas em termos nacionais. O inquérito internacional European Social Survey (2012) é a referência empírica central.
Acknowledgements
--
Keywords
Desigualdades educativas,Mobilidade social,Europa do sul,Contexto europeu
  • Sociology - Social Sciences
Funding Records
Funding Reference Funding Entity
UID/SOC/03126/2013 Fundação para a Ciência e a Tecnologia

With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência-IUL. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.