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A equidade na educação escolar na Europa: estruturas, políticas e desempenho dos alunos
Maria Álvares (Alvares, Maria);
Year (definitive publication)
2020
Language
Portuguese
Country
Portugal
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Abstract
O presente relatório examina um conjunto de políticas e de estruturas fundamentais no setor da educação e averigua de que modo afetam os níveis de equidade nos sistemas educativos. Neste estudo, a equidade é tratada em termos de inclusividade (isto é, se todos os alunos recebem pelo menos uma quantidade mínima de educação de qualidade) e de justiça (isto é, se o desempenho do alunos é em larga medida independente do contexto socioeconómico). O relatório assenta em três tipos de dados: informação de base relativa às políticas nacionais, recolhida pelas unidades nacionais da Rede Eurydice; dados extraídos de inquéritos internacionais sobre o desempenho e as características dos alunos (PISA, PIRLS e TIMSS); e, por último, dados estatísticos recolhidos pelo Eurostat. Recorrendo a métodos bivariados e multivariados de análise estatística, o relatório avalia o impacto destes aspetos sistémicos sobre a equidade na educação, quer individualmente quer de forma combinada. Este estudo abrange o total de 42 sistemas educativos de 37 países europeus.
Acknowledgements
--
Report Type
International project anual report
Keywords

With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência-IUL. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.