Ciência-IUL
Publications
Publication Detailed Description
A equidade na educação escolar na Europa: estruturas, políticas e desempenho dos alunos
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
This publication is not indexed in Google Scholar
Abstract
O presente relatório examina um conjunto de políticas e de estruturas fundamentais no setor da
educação e averigua de que modo afetam os níveis de equidade nos sistemas educativos. Neste
estudo, a equidade é tratada em termos de inclusividade (isto é, se todos os alunos recebem pelo
menos uma quantidade mínima de educação de qualidade) e de justiça (isto é, se o desempenho do
alunos é em larga medida independente do contexto socioeconómico). O relatório assenta em três
tipos de dados: informação de base relativa às políticas nacionais, recolhida pelas unidades nacionais
da Rede Eurydice; dados extraídos de inquéritos internacionais sobre o desempenho e as
características dos alunos (PISA, PIRLS e TIMSS); e, por último, dados estatísticos recolhidos pelo
Eurostat. Recorrendo a métodos bivariados e multivariados de análise estatística, o relatório avalia o
impacto destes aspetos sistémicos sobre a equidade na educação, quer individualmente quer de
forma combinada. Este estudo abrange o total de 42 sistemas educativos de 37 países europeus.
Acknowledgements
--
Report Type
International project anual report
Keywords
Contributions to the Sustainable Development Goals of the United Nations
With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência-IUL. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.