Ciência-IUL
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
A equidade na educação escolar na Europa: estruturas, políticas e desempenho dos alunos
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Esta publicação não está indexada no Google Scholar
Abstract/Resumo
O presente relatório examina um conjunto de políticas e de estruturas fundamentais no setor da
educação e averigua de que modo afetam os níveis de equidade nos sistemas educativos. Neste
estudo, a equidade é tratada em termos de inclusividade (isto é, se todos os alunos recebem pelo
menos uma quantidade mínima de educação de qualidade) e de justiça (isto é, se o desempenho do
alunos é em larga medida independente do contexto socioeconómico). O relatório assenta em três
tipos de dados: informação de base relativa às políticas nacionais, recolhida pelas unidades nacionais
da Rede Eurydice; dados extraídos de inquéritos internacionais sobre o desempenho e as
características dos alunos (PISA, PIRLS e TIMSS); e, por último, dados estatísticos recolhidos pelo
Eurostat. Recorrendo a métodos bivariados e multivariados de análise estatística, o relatório avalia o
impacto destes aspetos sistémicos sobre a equidade na educação, quer individualmente quer de
forma combinada. Este estudo abrange o total de 42 sistemas educativos de 37 países europeus.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Tipo de Relatório
Relatório anual de projecto internacional
Palavras-chave
Contribuições para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas
Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.