Relatório
A equidade na educação escolar na Europa: estruturas, políticas e desempenho dos alunos
Maria Álvares (Alvares, Maria);
Ano (publicação definitiva)
2020
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
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Abstract/Resumo
O presente relatório examina um conjunto de políticas e de estruturas fundamentais no setor da educação e averigua de que modo afetam os níveis de equidade nos sistemas educativos. Neste estudo, a equidade é tratada em termos de inclusividade (isto é, se todos os alunos recebem pelo menos uma quantidade mínima de educação de qualidade) e de justiça (isto é, se o desempenho do alunos é em larga medida independente do contexto socioeconómico). O relatório assenta em três tipos de dados: informação de base relativa às políticas nacionais, recolhida pelas unidades nacionais da Rede Eurydice; dados extraídos de inquéritos internacionais sobre o desempenho e as características dos alunos (PISA, PIRLS e TIMSS); e, por último, dados estatísticos recolhidos pelo Eurostat. Recorrendo a métodos bivariados e multivariados de análise estatística, o relatório avalia o impacto destes aspetos sistémicos sobre a equidade na educação, quer individualmente quer de forma combinada. Este estudo abrange o total de 42 sistemas educativos de 37 países europeus.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Tipo de Relatório
Relatório anual de projecto internacional
Palavras-chave

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.