Capítulo de livro
A incorporação do desenvolvimento sustentável no serviço social: um estudo de caso de um eco-bairro em Portugal
Afonso Borga (Borga, A.); Helena Belchior Rocha (Belchior-Rocha, H.);
Título Livro
Serviço social nos países de língua portuguesa: interculturalidade e desafios
Ano (publicação definitiva)
2021
Língua
Português
País
Brasil
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Abstract/Resumo
São cada vez mais frequentes os estudos e relatórios que enfatizam a urgência de se tomarem medidas de proteção ambiental que salvaguardem os ecossistemas naturais e garantam a saúde humana. O sexto e mais recente relatório global ambiental publicado pela ONU (GEO, 2019) refere que a crescente urbanização do mundo pode ser encarada como uma oportunidade para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, enquanto é percorrido o caminho rumo às metas de ação climática. As cidades apresentam-se como espaços onde a sustentabilidade constitui e “constituirá um desafio cada vez maior em todos os domínios e onde o comportamento de cada um dos seus habitantes terá de estar em articulação com diversas políticas do nível municipal ao global” (FERREIRA, 2019, p. 10). Os eco-bairros pretendem ser uma resposta neste sentido, fazendo uso de uma gestão sustentável dos recursos, apostando em energias renováveis e nos recursos endógenos, acautelando a participação local nos processos de decisão, assim como em processos de sensibilização e educação ambiental Gomes, (2009), Martinez (2005), Belchior-Rocha (2015, 2018), Borga (2019). Ao incorporarem vários princípios da Sustentabilidade, os eco-bairros proporcionam qualidade de vida e em simultâneo o respeito pelos recursos naturais, privilegiando processos participativos na sua gestão, promovendo uma maior consciência coletiva sobre a sustentabilidade e adoção de práticas de preservação do espaço público, situação onde o Serviço Social pode e deve ter um contributo importante.
Agradecimentos/Acknowledgements
Agradecimentos a todas/os as/os participantes e apoios institucionais - esta obra digital é sem fins lucrativos, não será vendida, e pode ser amplamente compartilhada em qualquer plataforma ou rede social, com repeito pelos direitos de autoria.
Palavras-chave
Eco-bairros,Sustentabilidade,Serviço social
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
UIDB/03126/2020 Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.