Artigo em revista científica Q4
A influência do Acesso Aberto nas citações e nas métricas alternativas: o caso do ISCTE-IUL
António Luís Lopes (Lopes, A. L.);
Título Revista
Ciência da Informação
Ano (publicação definitiva)
2019
Língua
Português
País
Brasil
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-04-18 20:08)

Ver o registo na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 1

(Última verificação: 2024-04-18 03:03)

Ver o registo no Google Scholar

Títulos Alternativos

(Espanhol/Castelhano) La influencia del acceso abierto en las citas y las métricas alternativas: el caso de ISCTE-IUL

(Inglês) The influence of open access in citations and alternative metrics: the case of ISCTE-IUL

Abstract/Resumo
A bandeira da ciência aberta assenta no princípio de toda e qualquer investigação científica estar disponível e acessível ao mundo inteiro, independentemente da condição social ou económica do indivíduo a que ela pretende aceder. Nesse sentido, e intuitivamente, seria de esperar que o facto de determinada produção científica estar em acesso aberto contribuiria para aumentar o seu impacto, nomeadamente ao nível do número de citações que viesse a obter. Os estudos realizados a esse nível não chegam a um consenso, sendo que alguns apontam o acesso aberto como um fator que influencia o número de citações e havendo outros que dizem especificamente o contrário. Nesta publicação é exposto o caso do ISCTE-IUL, universidade pública em Lisboa, Portugal, onde é testada a influência do acesso aberto no impacto da divulgação das produções científicas dos investigadores. Conclui-se que, apesar da influência do acesso aberto no número de citações existir, ela é muito ténue em face de outros fatores como o impacto da própria revista onde se publica. Além disso, conclui-se também que a influência do acesso aberto é mais evidente nas métricas alternativas, como as referências em redes sociais que um artigo tem.
Agradecimentos/Acknowledgements
O autor deseja agradecer o apoio da colega Raquel Velada do ISCTE-IUL, pelo seu contributo valioso no trabalho de análise estatística deste estudo.
Palavras-chave
Acesso Aberto,Citações,Métricas alternativas,Avaliação
  • Outras Ciências Sociais - Ciências Sociais
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
UID/EEA/50008/2013 Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.