Comunicação em evento científico
A Machamba Invisível. Infraestruturas Territoriais dos Processos de Reassentamento, Fuga e Refúgio em Cabo Delgado, Moçambique
Ruy Blanes (Blanes, Ruy Llera);
Título Evento
VIII Congresso da Associação Portugesa de Antropologia
Ano (publicação definitiva)
2022
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Abstract/Resumo
Nesta apresentação proponho abordar a relação entre as pessoas e a terra tal como ela se configura atualmente na província de Cabo Delgado, Moçambique. Como sabemos, esta região tem sido o epicentro de dinâmicas sócio-político-ambientais de escala global – nomeadamente pela conjunção de desastres naturais (cheias, ciclones), o desenvolvimento de indústria extrativa (gás natural, pedras preciosas, grafite) e a guerra (insurgência islâmica) – que criaram, no espaço de poucos anos, uma escala inédita de mobilidade forçada na região, com a multiplicação de campos de refugiados, processos de reassentamento, concessões e DUATs, etc. Se a mobilidade forçada não é propriamente uma novidade no Norte de Moçambique, estes processos recentes levantam questões importantes no que diz respeito à transformação imposta dos modos de vida das populações locais, sobretudo no que diz respeito à sua ligação com a terra – epitomizada no conceito e experiência da “machamba” e a sua centralidade ontológica em Moçambique. A partir de trabalho de campo realizado em 2021, e usando uma abordagem a partir da antropologia da infraestrutura e da “arquitetura forense” (Weizman 2010, 2017), proponho explorar o conceito de “machamba invisível” para pensar de que modo é que as relações entre as pessoas e o lugar está a mudar, especulando sobre a componente “solastálgica” dessa relação. Questionarei se o conceito de solastalgia consegue incorporar a complexidade da relação.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
  • Antropologia - Ciências Sociais

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.