Comunicação em evento científico
A pandemia de COVID-19 como oportunidade para a salvação de um bairro cultural: o Bairro Alto em Lisboa
Pedro Costa (Costa, P.);
Título Evento
XI Congresso Português de Sociologia – “Identidades ao rubro: Diferenças, pertenças e populismos num mundo efervescente”
Ano (publicação definitiva)
2021
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
--
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-03-28 21:28)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
Em diversos trabalhos anteriores tivemos a oportunidade de analisar em profundidade e discutir a evolução do Bairro Alto (e zonas envolventes) em Lisboa, enquanto bairro cultural, bem como estudar os fatores centrais para a sustentabilidade das dinâmicas criativa nesta área da cidade. Tal como em vários outros bairros com características semelhantes um pouco por todo o mundo, a evolução desta zona ao longo das últimas décadas tem sido marcada por profundas transformações e pelo declínio de grande parte das atividades culturais e dinâmicas criativas que a caracterizaram, asfixiadas perante dos processos de massificação, gentrificação e turistificação da área, que progressivamente foram comprometendo as diversas funções centrais de um bairro criativo. Ao mesmo tempo, a natureza errática e muitas vezes pouco focada do planeamento e das políticas públicas sobre esta área da cidade, tal como aliás, em todo o seu centro histórico, permitiu e até promoveu o avanço dessas dinâmicas, em particular nos anos mais recentes. Neste quadro, as profundas transformações sociais, económicas e culturais associadas à crise de saúde do COVID-19 e ao período pós-pandemia são hoje uma oportunidade única para repensar a trajetória descendente deste bairro enquanto território marcado pela dinâmicas artísticas e culturais e considerar a possibilidade da sua revitalização como centro criativo na cidade. A partir de um conjunto de entrevistas com moradores e stakeholders locais, este texto apresenta uma reflexão sobre o potencial das transformações ocorridas no período associado à pandemia do COVID-19, bem como da potencial evolução pós-pandemia para a revitalização desta área da cidade, equacionando o papel dos diversos agentes e, em especial, dos poderes públicos, na promoção de uma solução mais resiliente e sustentável para o desenvolvimento dessa área da cidade.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Bairros Culturais,Dinâmicas Criativas,COVID19,Desenvolvimento Territorial

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.