Comunicação em evento científico
A política na família? Das (im) possibilidades de transmissão política entre as gerações
Maria Silva (Silva, M.G.V.);
Título Evento
Workshop de Investigação CIES
Ano
2020
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
--
Abstract/Resumo
Neste workshop partilha-se os resultados de uma investigação de doutoramento, desenvolvida no âmbito da Sociologia da Educação (entre 2013 e 2017), que teve como objetivo principal compreender e analisar as maneiras como duas gerações de trabalhadores, moradores de um bairro popular no subúrbio industrial do ABC Paulista (São Paulo/ Brasil) se relacionam com assuntos ligados à política. Trata-se de um estudo sobre os processos de socialização política, com ênfase na esfera familiar e que buscou lançar luzes sobre como os indivíduos desenvolvem (herdando e transmitindo) determinados modos de perceber e atuar no “mundo da política”. A primeira geração analisada é constituída por trabalhadores nascidos entre as décadas de 1940 e 1960, muitos de seus membros são conhecidos por fazerem parte do grupo de trabalhadores e sindicalistas “peões do ABC” (que junto com outros movimentos sociais das décadas de 1970/1980 contribuíram para o processo de redemocratização no Brasil à época). E a segunda, formada por seus filhos, nascidos nesta região entre as décadas de 1970 e 1990. Mobilizando metodologia qualitativa, por meio de observações no bairro, na rotina das famílias e realização de entrevistas em profundidade; e também, metodologia quantitativa por meio da aplicação de questionários domiciliares a uma amostra representativa do bairro, foi possível mapear tendências de comportamentos políticos entre os moradores, classificadas entre tendências de militância, engajamento pontual e desinteresse por política e, ainda, diferentes tipos de transmissão política entre as gerações familiares que variam entre sólidas e porosas.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Socialização Política,Gerações,Classes Populares,Famílias
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
Processo 159607/2014-0. Bolsa de Doutorado Regular no País. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq - Brasil)

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.