Scientific journal paper
A supervisão pedagógica na formação de profissionais: Contributos para a alteração das práticas formativas
Fernanda Lopes (Lopes, F.); Susana Henriques (Henriques, S,);
Journal Title
Dialogia
Year (definitive publication)
2024
Language
Portuguese
Country
Brazil
More Information
Web of Science®

Times Cited: 0

(Last checked: 2024-11-20 14:15)

View record in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

This publication is not indexed in Google Scholar

Alternative Titles

(English) Pedagogical supervision in professional training: Contributions to changing training practices

Abstract
Este artigo baseia-se numa pesquisa realizada no contexto do Mestrado em Supervisão Pedagógica na Universidade Aberta, com o objetivo de entender qual o papel da supervisão pedagógica (SvP) nas práticas formativas, compreender o seu papel no desempenho profissional dos trabalhadores, analisar a perceção dos decisores da formação sobre modelos de supervisão e identificar os modelos de SvP presentes na formação contínua da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT). No estudo, optouse por uma abordagem mista de estudo de caso com finalidade exploratória e descritiva e foram empregues como técnicas de recolha de dados o inquérito por entrevista. Os resultados revelaram mudanças nas práticas formativas, visando preparar os funcionários para as suas funções atuais e futuras. A SvP da formação na AT mostrou-se pouco estruturada, com diferentes níveis e atores envolvidos, predominantemente vertical e diretiva, embora haja indícios de supervisão colaborativa.
Acknowledgements
--
Keywords
Formação contínua,Práticas pedagógicas,Desenvolvimento profissional e pessoal,Supervisão pedagógica
  • Educational Sciences - Social Sciences
  • Sociology - Social Sciences

With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência-IUL. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.