Scientific journal paper Q2
A supervisão pedagógica na política e na prática educativa: O olhar da avaliação externa das escolas em Portugal
Filipa Isabel Barreto de Seabra Borges (Seabra, F.); Ana Mouraz (Mouraz, A.); Susana Henriques (Henriques, S.; Henriques, Susana); Marta Abelha (Abelha, M.);
Journal Title
Education Policy Analysis Archives
Year (definitive publication)
2021
Language
Portuguese
Country
United States of America
More Information
Web of Science®

Times Cited: 4

(Last checked: 2024-05-18 19:39)

View record in Web of Science®

Scopus

Times Cited: 6

(Last checked: 2024-05-16 14:20)

View record in Scopus


: 2.9
Google Scholar

This publication is not indexed in Google Scholar

Alternative Titles

(English) Teacher supervision in educational policy and practice: Perspectives from the external evaluation of schools in Portugal

(Spanish/Castilian) Supervisión pedagógica en la política y en la práctica educativa: La mirada de la evaluación externa de escuelas en Portugal

Abstract
A Avaliação Externa das Escolas (AEE) tem sido reconhecida, em Portugal, como um importante mecanismo de produção de mudanças nas escolas do ensino não superior, muito embora essas mudanças nem sempre pareçam atingir o cerne da ação educativa – a sala de aula. Atualmente no seu terceiro ciclo de implementação, a AEE privilegia o foco nos processos, concretamente nos processos de ensino. Tal justifica que prestemos um olhar atento à forma como processos orientados para a melhoria da prática letiva, como é o caso da supervisão pedagógica, são conceptualizados nos referenciais que orientam a AEE e nos relatórios que dela resultam. O estudo realizado baseou-se na análise documental dos referenciais dos 3 ciclos de AEE, dos relatórios do 3.º ciclo de AEE e, quando possível, e de forma complementar, de relatórios das mesmas escolas avaliadas em ciclos anteriores, numa lógica diacrónica. O corpus documental foi sujeito a análise de conteúdo. Os resultados salientam a presença de referências à supervisão desde o 1º ciclo de AEE, e uma tendência, sobretudo nos relatórios do 3.º ciclo, para valorizar uma supervisão pedagógica de matriz colaborativa, bem como para considerar que essa prática ainda não está completamente implementada nas escolas.
Acknowledgements
--
Keywords
Avaliação Institucional,Supervisão pedagógica,Avaliação Externa das Escolas,Colaboração entre professores,Melhoria educacional
  • Educational Sciences - Social Sciences
  • Sociology - Social Sciences

With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência-IUL. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.