Artigo em revista científica Q2
A supervisão pedagógica na política e na prática educativa: O olhar da avaliação externa das escolas em Portugal
Filipa Isabel Barreto de Seabra Borges (Seabra, F.); Ana Mouraz (Mouraz, A.); Susana Henriques (Henriques, S.; Henriques, Susana); Marta Abelha (Abelha, M.);
Título Revista
Education Policy Analysis Archives
Ano (publicação definitiva)
2021
Língua
Português
País
Estados Unidos da América
Mais Informação
Web of Science®

N.º de citações: 4

(Última verificação: 2024-11-20 09:31)

Ver o registo na Web of Science®


: 6.7
Scopus

N.º de citações: 7

(Última verificação: 2024-11-16 10:43)

Ver o registo na Scopus


: 3.1
Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Títulos Alternativos

(Inglês) Teacher supervision in educational policy and practice: Perspectives from the external evaluation of schools in Portugal

(Espanhol/Castelhano) Supervisión pedagógica en la política y en la práctica educativa: La mirada de la evaluación externa de escuelas en Portugal

Abstract/Resumo
A Avaliação Externa das Escolas (AEE) tem sido reconhecida, em Portugal, como um importante mecanismo de produção de mudanças nas escolas do ensino não superior, muito embora essas mudanças nem sempre pareçam atingir o cerne da ação educativa – a sala de aula. Atualmente no seu terceiro ciclo de implementação, a AEE privilegia o foco nos processos, concretamente nos processos de ensino. Tal justifica que prestemos um olhar atento à forma como processos orientados para a melhoria da prática letiva, como é o caso da supervisão pedagógica, são conceptualizados nos referenciais que orientam a AEE e nos relatórios que dela resultam. O estudo realizado baseou-se na análise documental dos referenciais dos 3 ciclos de AEE, dos relatórios do 3.º ciclo de AEE e, quando possível, e de forma complementar, de relatórios das mesmas escolas avaliadas em ciclos anteriores, numa lógica diacrónica. O corpus documental foi sujeito a análise de conteúdo. Os resultados salientam a presença de referências à supervisão desde o 1º ciclo de AEE, e uma tendência, sobretudo nos relatórios do 3.º ciclo, para valorizar uma supervisão pedagógica de matriz colaborativa, bem como para considerar que essa prática ainda não está completamente implementada nas escolas.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Avaliação Institucional,Supervisão pedagógica,Avaliação Externa das Escolas,Colaboração entre professores,Melhoria educacional
  • Ciências da Educação - Ciências Sociais
  • Sociologia - Ciências Sociais

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.