Ciência-IUL
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
Academias Gulbenkian do Conhecimento: Relatório de Monitorização e Avaliação 1ª Edição, 1º Ano (2018-2019).
Ano (publicação definitiva)
2019
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
--
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Esta publicação não está indexada no Google Scholar
Abstract/Resumo
As Academias Gulbenkian do Conhecimento (AGC) têm como objetivo promover o desenvolvimento de competências sociais e emocionais dos 0 aos 25 anos de idade. Com base na conceptualização da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento (OECD, 2018), as Academias Gulbenkian do Conhecimento (AGC) procuraram promover na sua 1ª edição intervenções que se focassem no desenvolvimento de uma ou mais das seguintes competências sociais e emocionais: Adaptabilidade, Autorregulação, Comunicação, Pensamento criativo, Resiliência e Resolução de problemas.
O presente relatório procura responder a duas grandes questões: (1) Como decorreu a implementação das Academias Gulbenkian do Conhecimento de metodologia experimental da 1ª Edição no seu 1º ano (2018-2019)? (2) Quais os resultados de impacto do primeiro ano de implementação das Academias desta 1ª edição?
A 1ª Edição das AGC foi um ano de aprendizagens, que permitiu às Academias refletirem sobre o potencial das suas intervenções e tomarem contacto com procedimentos adequados para monitorizarem e avaliarem de forma robusta os seus projetos. Por forma a contribuir para uma melhoria da qualidade dos dados globais da AGC, a equipa M&A apresenta um conjunto de reflexões e recomendações sumárias no final do relatório, considerando, mas não se limitando, à capacitação das equipas técnicas antes do início das intervenções e a importância da utilização de uma métrica comum a todas as Academias.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Tipo de Relatório
Relatório anual de projecto nacional
Palavras-chave
Competências sociais e emocionais,crianças,jovens,avaliação e monitorização
Classificação Fields of Science and Technology
- Psicologia - Ciências Sociais
Contribuições para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas
Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.