Alfabetização de adultos de Adultos imigrantes e seus descendentes: possibilidades e constrangimentos.
Event Title
I Encontro Educação de Adultos Prá Vida, Celebração do Ano Europeu de Educação de Adultos,Escola Superior de Educação de Coimbra
Year (definitive publication)
2017
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
This publication is not indexed in Google Scholar
Abstract
A comunicação centra-se-à nas políticas oficiais de ensino da língua portuguesa para imigrantes adultos desde 2001, discutindo sobre a forma como estes programas têm conceptualizado a população-alvo, seja nos objetivos de cada medida seja na sua implementação no terreno.
A relevância desta análise deve-se à constatação de como, ao longo do processo de implementação destes programas ao nível nacional, a ausência de módulos de alfabetização para indivíduos adultos imigrantes com pouca ou nenhuma escolaridade tem sido uma constante, apenas suprida pelas estratégias informais dos professores, formadores e voluntários.
Apenas recentemente se tem observado algum investimento neste sentido (2017), assim como ao nível da necessidade de aferição de perfis sociolinguísticos dos aprendentes. Concluí-se pela necessidade de ter em conta medidas adequadas à especificidade deste público, implicando repensar na integração das populações de origem imigrante de forma holística, e sobretudo ao nível colectivo e intergeracional.
Acknowledgements
--
Keywords
Related Projects
This publication is an output of the following project(s):