Artigo em revista científica
Analisando a economia compartilhada: A sua origem, alcance, repercussões no seu negócio, RH e sustentabilidade do planeta
João Miguel O. Cotrim (Cotrim, J. M. O.);
Título Revista
Revista de Governança Corporativa, Compliance e Negócios Sustentáveis
Ano (publicação definitiva)
2019
Língua
Português
País
Brasil
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 2

(Última verificação: 2024-04-22 19:00)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
A denominada “Economia de Partilha” (EP) tem vindo a ganhar cada vez mais relevo nos últimos anos, sobretudo, sensivelmente a partir do ano de 2015. Uma vasta gama de stakeholders tem crescentemente vindo a ganhar grande interesse pela EP, nomeadamente, sobre a sua real natureza, alcance e implicações para a sustentabilidade do planeta e a civilização humana. Este artigo faz uma explanação de algumas ideias centrais acerca da EP, as quais poderão contribuir para uma melhor clarificação sobre o que é esta nova Era da “economia pós-posse” – com particular incidência sobre (i) as vantagens para o mundo dos negócios, (ii) os impactos na área de Recursos Humanos (RH), (iii) o potencial de uma parceria entre a EP e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e (iv) os impactos da EP para a sustentabilidade dos recursos do planeta.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Economia de partilha,Consumismo,Web 2.0,Stakeholders,Negócios,Recursos humanos,Sustentabilidade,Agenda 2030,ODSs
  • Economia e Gestão - Ciências Sociais
  • Outras Ciências Sociais - Ciências Sociais
  • Outras Humanidades - Humanidades

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.