Antes de nos conhecerem, às vezes tratam-nos mal: velhas e novas percepções sobre discriminação e diversidade étnica em contexto escolar
Event Title
XI Congresso Português de Sociologia - Identidades ao rubro: diferenças, pertenças e populismos num mundo efervescente
Year (definitive publication)
2021
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
This publication is not indexed in Google Scholar
Abstract
No património de estudos sobre descendentes de imigrantes, a discriminação com base na origem étnica assume um papel central: ela constitui um forte obstáculo à integração e afeta os processos de escolarização, nomeadamente através do modo como configura perceções sobre os estudantes e nivela expectativas. A experiência de discriminação na escola desoculta por isso limites importantes à justiça social na educação. A expressão "antes de nos conhecerem, às vezes, tratam-nos mal” é a resposta de João, um aluno de 14 anos, português, de ascendência santomense, à pergunta “– Já alguma vez foste discriminado?”. A apresentação examinará as perceções sobre diversidade e discriminação em ambiente escolar de filhas/os de imigrantes e de diversos atores escolares, a partir de um conjunto de entrevistas realizadas em duas escolas da Área Metropolitana de Lisboa. Os dados apresentados são parte de uma investigação mais vasta, que visou aprofundar o conhecimento sobre as orientações de futuro no final do ensino básico (9º ano de escolaridade). Trata-se de um estudo multi-método, designado ITEOP- Inquérito às Trajetórias Escolares e Orientações Profissionais, centrado nos processos de escolarização e construção das orientações de futuro de descendentes de imigrantes no final do ensino básico, realizado em 2007 (Mateus, 2014; Seabra, Mateus, Rodrigues & Nico, 2011). O estudo abrangeu um conjunto extenso de dimensões da experiência escolar e juvenil, entre as quais se encontra a discriminação. São analisadas narrativas de alunas/os e de diversos atores escolares – diretores, professoras/es e funcionários, relativamente a esta problemática. Confirma-se a experiência de discriminação entre alunas/os, e a diversidade revela-se, nas perceções dos agentes escolares, como problemática e impactante nos ambientes de escola. Pretende-se com esta apresentação discutir sobre a atualidade e relevância dos dados, e a (re)configuração das expressões de discriminação na educação portuguesa atual.
Acknowledgements
--
Keywords
Descendentes de imigrantes,Discriminação,Educação
Fields of Science and Technology Classification
- Educational Sciences - Social Sciences
- Sociology - Social Sciences
Contributions to the Sustainable Development Goals of the United Nations
With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência-IUL. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.