Autor de livro
Aplicação da Soft Systems Methodology em Investigação Qualitativa: Teoria e Prática
José Marcos Manjate (Manjate, J.); J.M. Vilas-Boas da Silva (Silva, J.);
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-03-28 23:54)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
Este livro sistematiza e divulga o conhecimento sobre a Soft Systems Methodology (SSM), fundamenta-a epistemologicamente e ilustra a sua operacionalização no âmbito de uma estratégia qualitativa de investigação. O livro enuncia, exemplifica e discute os pressupostos, a lógica e os procedimentos seguidos na conceção e desenvolvimento de uma investigação qualitativa, prosseguindo uma estratégia de estudo de caso. Na componente prática, prossegue uma abordagem abdutiva ao estudo de caso, com vista à obtenção de uma explicação mais realista do fenómeno a ser investigado. Esta abordagem inclui uma implementação da SSM realizada seguindo as suas seis etapas de desenvolvimento. O resultado alcançado é a compilação de uma lista completa de atividades no modelo e das atividades correspondentes, bem como as diferenças entre si, representando alternativas e possibilidades de recomendações inovadoras, para enriquecimento, quer do modelo concetual, quer do debate sobre as melhorias relevantes para a situação-problema. Obtêm-se assim, orientações para programas de intervenção social credíveis, suportados e realistas, que endereçam as preocupações das diversas partes interessadas, apesar da subjetividade inerente à natureza do fenómeno social e às divergências das suas perspetivas da realidade. Este livro interessa a investigadores, estudantes e gestores, nomeadamente, de projetos e de programas de intervenção social.
Agradecimentos/Acknowledgements
PETROMOC, SA. e seus Dirigentes; Doutor Agostinho Silva, Líder do InovMINERAL 4.0; Professor Doutor Nelson António, Professor Catedrático do ISCTE-IUL; e Dr. Manuel Robalo
Palavras-chave
Soft Systems Methodology,Metodologias de Investigação Qualitativa
  • Economia e Gestão - Ciências Sociais
  • Sociologia - Ciências Sociais
  • Ciências Políticas - Ciências Sociais
  • Outras Ciências Sociais - Ciências Sociais

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.