Artigo em revista científica
Architectural Summer School: projectar em tempos de escassez. Uma experiência de ensino num contexto de mudanças nas práticas profissionais de arquitetura
Teresa Madeira da Silva (Madeira da Silva, T.); Madalena Matos (Matos, M.); Ana Catarina Ferreira (Ferreira, A. C.);
Título Revista
CIDADES, Comunidades e Territórios
Ano (publicação definitiva)
2016
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 1

(Última verificação: 2024-04-17 22:29)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
Assiste-se, nos últimos anos, a uma transformação das práticas profissionais do arquitecto: a par do modelo tradicional – ciclo desenvolvido em atelier, da encomenda do projecto à construção do edifício –, novas práticas de intervenção do arquitecto, que designaremos aqui, num primeiro momento, como “práticas emergentes”, conduzem a interrogações, nomeadamente no interior do próprio mundo académico, sobre a adequação das formas e dos conteúdos do ensino da arquitectura a estas novas configurações profissionais. Num ensaio de resposta a esta nova situação e na tentativa de aproximação do ensino às práticas profissionais emergentes, realizou-se, em Setembro de 2014, uma experiência pedagógica na forma de uma Summer School, organizada conjuntamente pelo Departamento de Arquitetura e Urbanismo do ISCTE-IUL e a Faculty of Design and Technology Technische Universität Darmstadt. Algumas questões levantadas nesta primeira experiência tiveram continuidade numa Unidade Curricular do Mestrado Integrado em Arquitetura (Arquitetura V) no ano lectivo 2014-2015. Entre outros, foram aqui problematizados vários temas associados à reabilitação e ao turismo nos centros históricos urbanos. A experiência de trabalho no terreno permitiu a sensibilização dos alunos para a necessidade de entender a valorização do património arquitectónico de uma forma ampla e integrada, assim como para a importância de um maior envolvimento do arquitecto nos contextos socio-territoriais onde intervém. Neste artigo descreve-se a experiência da Summer School e do trabalho desenvolvido posteriormente no âmbito do mestrado e discutem-se as formas de adequação da didáctica do projecto às novas condicionantes da prática profissional dos arquitectos.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Práticas profissionais em arquitetura,Ensino de arquitetura,Didáctica do projecto arquitetónico,Estratégias criativas
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
UID/SOC/03127/2013 Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.