Artigo em revista científica
As atitudes de indivíduos para com os animais suínos em produção familiar e pequena produção
Rui Pedro Fonseca (Fonseca, R. P.);
Título Revista
Revista Latinoamericana de Estudios Criticos Animales
Ano
2019
Língua
Português
País
Argentina
Mais Informação
Abstract/Resumo
Este é um trabalho de análise qualitativa sobre as práticas e atitudes de indivíduos que lidam com o maneio e abate dos animais da espécie suína. Foi realizada em dois universos distintos: produção familiar e pequena produção - contextos exploratórios motivados pela masculinidade, hobby, comensalidade e, respetivamente, comércio. As relações e as atitudes das pessoas inquiridas para com os animais revelaram-se complexas, por vezes contraditórias, oscilando entre o afeto e, sobretudo, o desapego – essencial para a consecução do seu abate e consumo. Já os animais permanecem mais fixos num estatuto de objetificados, podendo, eventualmente, ser reposicionados enquanto indivíduos e até, em casos excecionais, adotados como pets. Estas atitudes diferenciadas podem ser despoletadas por fatores como a espécie, idade e sexo (dos animais); género, memórias de dado indivíduo (humano); o tempo despendido, as tarefas desempenhadas com os animais; e o contexto de produção animal.
Agradecimentos/Acknowledgements
Agradecimentos: à Verónica Policarpo (ICS - Lisboa) pela revisão científica; à Ana Sofia Matos pelo acompanhamento presencial; e a todos/as os/as inquiridos/as que colaboraram com este estudo.
Palavras-chave
Atitudes,Indivíduos,Suínos,Produção,Familiar,Pequena
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
UID/SOC/03126/2013 Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.