Artigo em revista científica Q3
Autonomia e co-responsabilidade ou o lugar da educação de adultos na luta pela inclusão social
Alcides A. Monteiro (Monteiro, A. A.);
Título Revista
Revista Lusófona de Educação
Ano (publicação definitiva)
2012
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

N.º de citações: 2

(Última verificação: 2024-04-14 12:20)

Ver o registo na Scopus


: 0.9
Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Títulos Alternativos

(Inglês) Autonomy and co-responsibility or the place of Adult Education in the fight for social inclusion

Abstract/Resumo
Como pode a Educação de Adultos contribuir para a inclusão social de grupos mais desfavorecidos? Usando o exemplo de cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) dirigidos a mulheres desempregadas e residentes em meio rural, o presente texto visa analisar o modo como a Educação se pode transformar num passo importante para que estes adultos vejam reforçada a sua condição de cidadania e a capacidade para participarem na determinação do seu destino. No contexto de uma sociedade do risco, a formação para a autonomia, a (auto) reflexividade e a co-responsabilidade é a resposta encontrada para atingir o objectivo da inclusão social.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Sociedade do risco,Educação de adultos,Inclusão social,Autonomia,Co-responsabilidade,(Auto)reflexividade
  • Ciências da Educação - Ciências Sociais