Capítulo de livro
Biobancos de pesquisa clínica: uma questão de cidadania (biológica) [Clinical research Biobanks: a question of (biological) citizenship]
Brígida Riso (Riso, B.);
Título Livro
Genética e Cidadania [Genetics and Citizenship]
Ano
2017
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2022-06-23 19:01)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
A centralidade dos genes nas sociedades contemporâneas é reveladora de profundas transformações culturais, éticas, económicas e políticas. Este livro pretende debater criticamente as implicações da genética nas relações humanas, nas práticas institucionais e regulatórias, e nas formas como pensamos o coletivo, os grupos sociais, a família e o individuo. Organizada em duas secções - Genética e Crime e Genética e Saúde - a presente coletânea parte da constatação de que as tecnologias genéticas não são neutras, mas antes suscitam problemáticas que percorrem pontos diversificados na justiça criminal, na investigação científica e na esfera médica e terapêutica. Inquietantes desafios se colocam às relações entre genética e cidadania: Como pensar e dar valor ao corpo e dignidade humana em contextos de risco acentuado de redução do social ao biológico? Que imaginários de futuro se constroem? Que novas e velhas formas de desigualdade e exclusão social se agudizam?
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Genética,Saúde,Cidadania

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.