Autor de livro
Cante Pela Sua Saúde: Manual do Programa da Intervenção de Canto em Grupo para Seniores
Patrícia Arriaga (Arriaga, P.); Rafael R. Ribeiro (Ribeiro, R. R.); Maria Lima (Lima, M. L.); Iolanda Costa Galinha (Galinha, I. C.); Anabela Pires (Pires, A.);
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 1

(Última verificação: 2024-04-22 11:48)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
O Manual do Programa da Intervenção “Cante Pela Sua Saúde” (Sing4Health) constitui um instrumento orientador para Intervenções de Canto em Grupo que sejam dirigidas a seniores com 60 ou mais anos de idade e que visem promover o seu bem-estar subjetivo e social, as funções cognitivas, e a saúde física e mental. O Programa foi desenvolvido no âmbito do Projeto «Grupos de Canto para Seniores» que partiu de uma ideia da cantora Anabela Pires, tendo sido financiado no âmbito do Orçamento Participativo Portugal 2017, implementado e coordenado pela Direção-Geral das Artes, entre 2018 e 2021, no quadro de uma parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Almada, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, a Cooperativa de Ensino Universitário-Universidade Autónoma de Lisboa, o Iscte-Instituto Universitário de Lisboa e o Organismo de Produção Artística, E.P.E. do Teatro Nacional de São Carlos. No Manual são fundamentadas as opções metodológicas, técnicas e artísticas, descrito o modo como decorreu a implementação do Programa, bem como os resultados relativos à eficácia da Intervenção. Os principais resultados evidenciaram que as atividades de cantar em grupo implementadas no presente Programa são um meio eficaz para a saúde física e mental e para o bem-estar social de pessoas seniores, considerando-se importante a sua continuidade e adaptação a outras populações de seniores.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
Projeto n.º 626 Orçamento Participativo Portugal 2017

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.