Autor de livro
Cidades rebeldes: invisibilidades, silenciamentos, resiste^ncias e pote^ncias
Paulo Raposo (Raposo, P.); Scott Head (Head, S.); Allende Renck (Renck, A.);
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Abstract/Resumo
Este livro coletivo resulta do encontro, cruzamento e potenciação de reflexões que foram lançadas por um ciclo de cinema “Cidades Rebeldes. O Direito à Cidade”, organizado no âmbito do do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina em 2018. Em uma deriva inevitável desse ciclo de cinema, este livro pretende discutir sobre temáticas tão diversas como as formas políticas de ocupação do espaço público; as carnavalizações e o tempo festivo na cidade; os processos de empoderamento vicinal em bairros ou sobre formas de autoconstrução e arquiteturas coletivas ou ocupações; sobre resistências e resiliências a formas de especulação imobiliária, gentrificação ou reordenamento urbano; sobre intervenções artísticas ou artivistas na cidade, reclamando a cidade; sobre invisibilidades e silenciamentos de sujeitos políticos particulares (negros e negras, imigrantes, moradores de rua, favelados); ou ainda sobre processos de turistificação e de mercadorização das cidades. Vários autores e autoras de um leque díspar de formações acadêmicas – da arquitetura e urbanismo à antropologia, da geografia à literatura e às artes cênicas - partilham aqui seu pensamento crítico instigados pelas reflexões de Henri Lefebvre e David Harvey, sendo este livro de algum modo faísca e eco dessas inquietações analíticas procurando pensar hoje a cidade e o direito à cidade dos que nela habitam. Essa urgência política resultou também na construção de um livro simultaneamente acadêmico e ensaístico, analítico e experimental, procurando dar conta de processos complexos contemporâneos das vivências urbanas e da cidade, e onde as contribuições heterogéneas e plurais, são ora mais autorais e de tonalidade criativa, ora mais analíticas e produzidas a partir de um certo distanciamento crítico.
Agradecimentos/Acknowledgements
Agradecemos ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Brasil Plural pela edição e publicação através da sua editora universitária EdUFSC. Agradecemos especialmente a Vânia Zikan Cardoso pela mediação entre os organizadores da obra e a editora.
Palavras-chave
cidade,Florianópolis,Direito à cidade,gentrificação,racismo,discriminação,ativismo
  • Outras Ciências Sociais - Ciências Sociais
  • Artes - Humanidades
  • Antropologia - Ciências Sociais

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.