Book author
Ciganos/Roma e educação – investigação colaborativa e práticas de coprodução de conhecimento
Maria Manuela Mendes (Maria Manuela Mendes);
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

Times Cited: 3

(Last checked: 2024-11-20 00:55)

View record in Google Scholar

Abstract
Embora haja um número crescente de jovens ciganos nas escolas públicas portuguesas, as estatísticas continuam a revelar uma sub expressão da sua presença no ensino secundário em Portugal. Perante esta constatação, ousamos interrogar a realidade, mobilizando processos de investigação-ação e práticas colaborativas e de coprodução de conhecimento, centrando o nosso olhar em 3 dimensões-chave: i) os fatores determinantes que se colocam às trajetórias de continuidade (e sucesso) escolar dos(as) estudantes ciganos(as); ii) as perspetivas dos profissionais que trabalham nas instituições escolares e nos serviços públicos de formação e emprego sobre as pessoas ciganas e sobre a ação institucional nestes domínios; iii) e de que modo a Academia pode contribuir para o desenho e implementação de medidas e políticas públicas mais equalitárias. Apesar das mudanças evidenciadas neste estudo e pese embora estarmos perante a geração mais escolarizada, também é verdade que as desigualdades sociais e escolares continuam a persistir, sendo necessário garantir um maior investimento público na educação e formação destes jovens. De outro modo, as oportunidades reais de transição para o ensino superior e sobretudo para o mercado de trabalho serão sempre muito limitadas e bloqueadoras do seu futuro.
Acknowledgements
--
Keywords
  • Psychology - Social Sciences
  • Educational Sciences - Social Sciences
  • Sociology - Social Sciences
  • Other Social Sciences - Social Sciences
  • Anthropology - Social Sciences
Funding Records
Funding Reference Funding Entity
PTDC/CED-EDG/30175/2017 Fundação para a Ciência e Tecnologia

With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência-IUL. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.