Scientific journal paper
Classes sociais e estudantes universitários: origens, oportunidades e orientações
Fernando Luís Machado (Machado, F. L.); António Firmino da Costa (Costa, A. F.); Rosário Mauritti (Mauritti, R); Susana da Cruz Martins (Martins, SC); José Luís Casanova (Casanova, J. L.); João Almeida (Almeida, J. F.);
Journal Title
Revista Crítica de Ciências Sociais
Year (definitive publication)
2003
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

Times Cited: 281

(Last checked: 2024-11-17 23:02)

View record in Google Scholar

Abstract
A importância da dimensão escolar/educacional na constituição das sociedades actuais e, mais especificamente, na configuração das desigualdades sociais contemporâneas, tem sido um dos principais objectos de interesse da sociologia. Situando-se no quadro desta problemática, o presente artigo analisa, com base nos resultados de um inquérito recente a uma amostra representativa dos estudantes universitários portugueses, as probabilidades desiguais de acesso a esse nível de ensino. A investigação é orientada por um conjunto de propostas teóricas e operatórias para a análise sociológica das classes sociais. São analisadas as relações entre classe de origem e sexo, área de estudos, ensino público/privado e orientações de vida dos estudantes. Estas análises são, por fim, confrontadas com a situação educativa portuguesa no âmbito da União Europeia.
Acknowledgements
--
Keywords
Acesso ao ensino superior,Desigualdades sociais,Classes sociais,Mobilidade social,Estudantes universitários,Portugal,Juventude
  • Sociology - Social Sciences

With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência-IUL. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.